O filme Coraline e o Mundo Secreto não é só uma história para crianças. Lançado em fevereiro de 2009, o filme pode ser bem assustador em diversos níveis se você prestar atenção aos detalhes. mesmo assim, o filme conseguiu conquistar o público de várias idades.
Tudo começa quando Coraline se muda para uma casa nova e encontra uma porta secreta que a leva para um mundo diferente.
Nesse mundo, tudo parece ser muito mais perfeito do que a realidade. Seus novos pais nesse universo são mais atenciosos e amorosos, e a menina tem tudo o que precisa. Porém, o que parece ser um conto de fadas, acaba virando uma situação bem perigosa e assustadora!
Você é fã do filme? Então está no lugar certo! Confira 13 curiosidades incríveis sobre essa história:
- O filme foi baseado no livro de Neil Gaiman, mesmo autor da famosa história “Sandman”.
- A obra é considerada a primeira animação em stop-motion para o formato 3D. Inclusive, até hoje, foi o desenho mais longo já produzido utilizando essa técnica!
- O filme teve uma indicação para melhor animação no Oscar de 2010.
- Coraline foi o primeiro filme lançado pela Focus Features.
- O filme teve o apoio de 500 pessoas, sendo que 70 delas eram fabricantes de bonecos.
- A animação levou cerca de quatro anos para ficar pronta. Só o trabalho de fotografia levou 18 meses!
- Foram necessárias 10 pessoas para fazer uma única boneca da Coraline para as gravações – e o processo demorou de 3 a 4 meses.
- No total, foram feitas 15.000 expressões faciais à mão. Só para a personagem Coraline, foram feitas 6.300.
- No filme, o dinheiro usado para pagar os funcionários da Ranft Bros estampa o rosto do diretor, Henry Selick. Já os chinelos usados pelo Outro Pai são uma referência ao filme “No Limite da Imaginação”, também dirigido por Selick.
- A loja de departamento Linden é uma referência a Harry Linden, produtor do filme. Além disso, a empresa de mudanças Ranft Bros, tem seu nome inspirado nos artistas de animação Jerome e Joe Ranft!
- Mensagens subliminares em todos os lugares: a gema de ovo que a Outra Mãe despeja em uma vasilha forma a imagem do personagem principal do filme “O Estranho Mundo de Jack” do ano 1993, também dirigido por Henry Selick.
- A adaptação cinematográfica é bem fiel ao livro, fazendo apenas algumas mudanças: na obra literária, por exemplo, a cor da mansão da família não é mencionada. Por isso, os detalhes da “mansão cor-de-rosa” são exclusivos do filme.
- No filme, Coraline faz amizade com o neto da dona da mansão, Wyborne, mas esse personagem não existe no livro. Ele foi criado para apresentar o local a Coraline, enquanto no livro, passamos um longo tempo acompanhando as explorações e descobertas da garota sozinha.
E aí? O que você achou dessas curiosidades?