Conheça os países que oferecem mais e menos segurança para viagens turísticas
Saiba quais são os países que ocupam as melhores posições de segurança para viagens e os que são considerados menos seguros.
Se você é daqueles que possui a meta de viajar o mundo todo ou conhecer outras culturas, uma dica importante para realizar suas viagens é se preocupar com a sua segurança. Em primeiro lugar, para uma boa viagem de lazer e diversão, é preciso que você esteja em um lugar seguro, onde as coisas possam se desenvolver da maneira esperada.
Viajar o mundo para conhecer outros países e culturas pode, às vezes, ser arriscado ou muito perigoso, dependendo do seu destino. Por isso, é importante que você esteja atento ao ranking anual de países com maior segurança, o “Global Peace Index”, que é elaborado pelo “Institute for Economics and Peace”.
De acordo com os últimos resultados do instituto, o mundo se tornou um lugar menos seguro para trafegar em 2020. Visto que enfrentamos uma pandemia viral, é natural a instabilidade mundial. Contudo, o mundo continua em uma caminhada contra a paz em sentido geral, por isso, é importante conhecer os lugares mais seguros para viajar.
Top 10 países com maior segurança
Dos 10 países mais seguros do mundo, oito estão na Europa. Confira a lista:
- Islândia
- Nova Zelândia
- Dinamarca
- Portugal
- Eslovênia
- Áustria
- Suíça
- Irlanda
- República Tcheca
- Canadá
Assim, não é nenhuma surpresa que a Islândia seja o terceiro país mais feliz do mundo, já que ocupa o topo dos países mais seguros do mundo.
Confira quais são os países menos seguros para viajar
Já outras partes do mundo vem apresentando maior deterioração da paz, como é o caso da América do Norte, onde os recentes eventos de conflito civil nos EUA vem depondo contra a segurança do país.
Para elaborar o ranking de países mais seguros, o instituto se baseia em 23 indicativos que são divididos em 3 categorias, sendo elas: “O nível de segurança e proteção; A escala dos conflitos nacionais e internacionais em curso; O grau de militarização”.
Para categorizar isso, é importante pensar nas categorias utilizadas para ranquear os países. Dessa forma, algumas interpretações se tornam intuitivas. No caso desses países menos seguros, seus conflitos internos e externos não asseguram o bem estar dos visitantes, da mesma forma que parte de sua cultura ameaça outras.
Entre os países menos seguros, estão:
- Honduras
- Afeganistão
- Síria
- Iémen
- Irã
- Mali
- República Democrática do Congo
- Iraque
- Venezuela
- Colômbia
Nesses países, as tensões políticas e os riscos de atentados terroristas são elevados. Essas questões comprometem a segurança de quem quer fazer alguma forma de turismo. Dessa forma, pense bem no seu destino de viagem para as férias.