Conheça os efeitos da transformação tecnológica sofrida pela sociedade

Transformações digitais estão cada vez mais normais na medida em que a tecnologia avança demasiadamente. Confira mais!

Consoante ao resultado da pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, houve um aumento de cerca de 30% na venda de computadores somente no ano de 2021. São, aproximadamente, 14 milhões de unidades fornecidas no período de um ano.

Leia mais: Confira o novo explorador de arquivo do Windows 11

Contabilizando o uso de 447 milhões de dispositivos digitais em pleno uso no país, tendo em média 2 computadores por cidadão. Porém, os computadores ficam atrás dos smartphones, os quais encontram-se no topo do ranking, possuindo 242 milhões.

De fato, o país dispõe de 110 milhões de computadores portáteis, como nootebok, e tablets, bem como 95 milhões de computadores de mesa. Já o total de televisores em funcionamento no país, gira em torno de 268 milhões. Porém, o evento pode haver uma justificação plausível, sendo abordada por Fernando Meirelles, o professor responsável por encabeçar a pesquisa.

Para ele, as pessoas tiveram que antecipar a transformação tecnológica dos negócios e de casa. Ele ainda argumenta que atualmente, os aparelhos mais importantes na vida dos brasileiros, ainda é o celular.

Sem o celular eles não conseguiam receber o dinheiro que tinha receber da Caixa, não conseguiam combinar trabalho. Não conseguiam que o filho estudasse e assim por diante. Quer a infraestrutura de tecnologia das empresas, quer o uso doméstico, nós estamos muito bem obrigado. Por outro lado, nós temos dois problemas, dá para crescer mais e não está bem distribuído ainda”, explica Meirelles.

Além disso, a recente transformação digital atingiu comércio, trabalho e relações pessoas, necessitando cada vez mais a criação e atualização de softwares. Dessa forma, conforme o resultado encontrado pela FGV, estima-se que haja um gasto de quase 9% do faturamento líquido de uma companhia, no momento de investir em tecnologia.

você pode gostar também