Al Naslaa: saiba por que essa curiosa rocha intriga a humanidade há anos!

Al Naslaa é uma rocha que está no deserto da Arábia Saudita. Há anos ela é estudada, mas ninguém sabe o motivo de sua forma única!

Hoje em dia, a humanidade constrói aviões, arranha-céus, foguetes e diversas outras construções que muitas vezes brincam com as leis da Física. Isso inclusive não acontece somente nos dias atuais. Afinal, temos enormes construções extremamente antigas, como as Pirâmides do Egito e Machu Picchu.

Por mais que seja necessário vangloriar os esforços de muitos seres humanos que vieram antes de nós, é importante lembrar que a natureza é ainda mais poderosa e competente do que a humanidade.

O que isso significa? Significa que não somos os únicos capazes de moldar objetos para construir algo magnífico, ou ao menos muito interessante.

E a natureza nos mostra isso diariamente, como o incrível Grand Canyon, nos Estados Unidos. Porém, há outra formação geológica tão interessante quanto. É a rocha Al Naslaa, que fica na Arábia Saudita.

Al Naslaa e sua formação única

Essa rocha sempre despertou muita atenção de turistas e residentes do país, mas principalmente dos cientistas. Isso porque a enigmática rocha é perfeitamente cortada ao meio. A Al Naslaa apresenta um vinco vertical perfeitamente alinhado e cortado, quase como se tivesse sido feita por uma poderosa serra.

A questão que desperta atenção sobre esse corte é o seu tamanho e o fato de não apresentar vestígio de interferência humana. Para não cometer uma injustiça, de fato há vestígios humanos na rocha, no entanto, eles se limitam a desenhos rupestres encontrados na lateral da formação geológica.

Além disso, conforme pode ser visto na foto logo abaixo, a enorme rocha está sustentada por pequenos “suportes”. Esses suportes são definitivamente menores do que a rocha que eles sustentam, mas ainda assim não há sinal algum de que Al Naslaa esteja “instável”.

Levando em conta que a rocha tem sete metros de largura por nove metros de altura, é incrível como ela se sustenta.

Al Naslaa Rock
Foto: Wikipedia/Reprodução

Quanto ao corte presente na rocha, muitos cientistas estudaram por anos o que poderia ter ocasionado a sua formação. Entretanto, nunca foi alcançado um consenso sobre como aquele vinco teria se formado. Ainda assim, o mais provável é que tenha sido formado pela diferença entre a composição e estrutura física dessa rocha.

Tal qual pode ser observado na imagem, o entorno dela foi completamente erodido. Ou seja, é possível que outras rochas no entorno tivessem uma estrutura física mais frágil, condicionando que apenas a Al Naslaa resistisse às intempéries.

você pode gostar também