Jeitinho ‘espacial’: conheça agora a história da gambiarra feita por engenheiros da NASA!
No início dos anos 2000, alguns cientistas da NASA não queriam aposentar o ônibus espacial. Para isso, utilizaram uma resposta criativa!
O povo brasileiro é muito famoso por sua enorme criatividade quando se trata de resolver problemas. Inclusive, no Brasil, surgiu um termo propriamente criado para soluções criativas “poucos convencionais”, as populares gambiarras.
Porém, engana-se o brasileiro que pensa que gambiarra seja algo exclusivo do nosso país, afinal, todas as pessoas no mundo eventualmente precisam apelar para outras formas de resolver as coisas.
Outra máxima de nossa cultura é a estranhamente popular frase: “A NASA precisa estudar o brasileiro”. Pois então, aparentemente eles estudaram e chegaram à conclusão de que estamos certos. E agora você deve estar se perguntando, como assim?
O que acontece (ou, nesse caso, o que aconteceu) é o seguinte: todos conhecem os ônibus espaciais, aquelas grandes naves que foram criadas no anos 1980 para levar o ser humano em segurança para fora do planeta.
Bom, os ônibus espaciais são uma parte muito importante da história da humanidade, porém, como qualquer tecnologia, ele precisa evoluir.
Como os cientistas mantiveram o ônibus espacial por mais 10 anos?
Na virada do milênio, algumas das pessoas responsáveis pelas viagens espaciais já acreditavam que o ônibus espacial era uma tecnologia obsoleta, e de fato era. Sendo assim, alguns deles desejam aposentar de vez o transporte e passar para novos meios de levar os astronautas até a órbita da Terra.
Porém, havia aqueles que não desejavam o fim do transporte e precisavam revitalizá-los para ao menos prolongar o seu uso por mais uns dez anos. Entretanto, havia um imenso problema: como a tecnologia já era obsoleta, muitas peças já não eram mais produzidas pela NASA ou por qualquer outra agência ou empresa.
Então, como poderiam revitalizá-lo sem peças? Simples: procure no eBay! Mesmo que pareça bobo ou ridículo, foi exatamente isso que os responsáveis pelo projeto fizeram. E incrivelmente deu muito certo.
No site de vendas, os engenheiros conseguiram encontrar diversos componentes, inclusive até mesmo medicamentos, para que o ônibus espacial continuasse em operação.
Apesar de a NASA não revelar os nomes dos responsáveis por essa ideia, revelou-se que o engenheiro que tomou essa iniciativa foi premiado por sua capacidade de encontrar soluções criativas.
Bom, se ele foi premiado por isso, definitivamente a NASA precisa contratar brasileiros especializados nas gambiarras.