Conheça 5 assinaturas de grandes cineastas
Os diretores responsáveis, por produzir uma obra, desejam ardentemente deixar sua marca, para que todos saibam quem o fez
Assinaturas são marcas ou escritas que podem identificar os indivíduos responsáveis por criar uma obra, imagem ou um projeto. Isso acontece, na grande maioria, no meio artístico, mas no mundo cinematográfico as coisas não são tão diferentes. Diante disso, trouxemos até você algumas marcas de grandes cineastas em suas produções. Confira:
Leia mais: Dupla de diretores é contratada para a segunda temporada de Loki
1. Quentin Tarantino – Pés e tiro no tronco
Quentin Tarantino tem como principais marcas a exibição de pés e uma brutal violência, porém, as coisas não param por aqui. Tarantino ainda era conhecido por repetir uma perspectiva de baixo ângulo, embora não tenha sido de sua autoria.
2. Stanley Kubrick – Olhar de Kubrick
Já Kubrick tem como sua assinatura algo, um tanto, assustador, no entanto, não desconhecido. O olhar de Kubrick passou a ser considerado sua marca registrada devido ao recorrente uso em suas produções, desse modo, o olhar acabou recebendo seu nome.
O olhar consiste em inclinar a cabeça para baixo e olhar para cima sob as sobrancelhas, e algumas vezes dar um sorrisinho amedrontador. A expressão transmite um sentimento de irritação ou perturbação.
3. Christopher Nolan – Barrel Roll e fotos de câmeras
Embora muitos não a considerem como uma marca, Christopher Nolan consegue se destacar na hora de aplicar a técnica de direção chamada “rolo”, na qual a câmera faz um movimento que leva a câmera a rodar como um barril e virar tudo do avesso.
4. Michael Bay – Todas as coisas enormes
A marca de Michael Bay consiste em fotos de 360º em câmera lenta e baixo ângulo na hora de adicionar efeitos especiais. Essa técnica fornece um grande impacto dramático. A característica encontra-se na maioria de suas obras, dando a impressão de que as coisas encontram-se muito maiores do que o normal.
5. Spike Lee –Dolly Shot
Quando se trata de Spike Lee, não há dúvidas de seu sucesso no século XXI, que tornou grande inspiração para muitos cineastas. Mas, uma de suas marcas era o Dolly Shot (tiro duplo), que diz respeito a uma câmera em um carrinho que anda por todas as trilhas de bonecas, ideia utilizada para captar fotos em movimentos constantes.