Economize no fim do mês: confira 15 dicas infalíveis para reduzir a conta de energia
Preparamos para você as melhores dicas para reduzir o consumo de energia na sua casa!
O valor da sua conta de luz o(a) assusta? Então, chegou a hora de aprender a economizar energia, o que, além de aliviar o seu bolso, é algo que ajuda no planeta, já que a maior parte da eletricidade do país provém de hidrelétricas.
Aprender algumas dicas para diminuir a sua conta se tornará cada vez mais necessário, isso porque o aumento nos últimos dois anos é um dos maiores já registrados.
A nova bandeira aumentou para R$ 14,20 por 100 kWh de consumo. Sendo assim, se você quer aprender a economizar, está no lugar certo.
15 dicas fáceis para diminuir o gasto de energia elétrica
1. Retire os aparelhos elétricos da tomada quando não estiver usando
Carregadores, computadores e televisões são exemplos de dispositivos que podem ficar fora da tomada quando você não está usando. Adquiria o hábito e verá a diferença.
2. Corte o hábito de dormir com a TV ligada
Quem não gosta de chegar em casa e assistir à televisão até cochilar no sofá? Pois é, mas esse é um hábito muito prejudicial para economia de energia. Portanto, uma ideia é usar a função timer no seu aparelho e fazer com que o dispositivo desligue sozinho após um tempo. Assim você evita o gasto desnecessário e poupa na sua conta.
3. Diminua a frequência de banhos quentes
Essa é para quem tem chuveiro elétrico (um enorme gastador de energia). Construa o hábito de evitar banhos longos e muito quentes. Além disso, feche a água quando for se ensaboar para diminuir o gasto. O aquecimento da água é um dos principais vilões, isso porque corresponde a cerca de 20% da energia elétrica consumida.
4. Converse com quem mora com você
Se você mora com outra pessoa, a economia de energia precisa virar pauta de conversa! Afinal, serão necessárias a mudança de alguns hábitos e a conscientização de todos do ambiente para que a redução aconteça. Então, procure explicar para os outros moradores por que a economia é importante e qual a melhor forma de fazê-la.
5. Atenção ao uso do ferro de passar roupas
É preferível acumular uma quantidade de roupas e passar tudo de uma vez porque o uso gradual pode gerar muito gasto de luz desnecessário. Uma única hora com o ferro ligado pode acrescentar cerca de 30 kWh na conta de energia no final do mês.
6. Tem ar-condicionado? Lembre-se de mantê-lo limpo!
Ar-condicionado sujo é sinônimo de gasto alto, pois o temporizador é acionado mais vezes que o necessário para manter a temperatura. Então, atenção ao uso desse aparelho, que é um dos que mais colaboram para uma conta alta de luz.
7. Utilize lâmpadas LED
Essa é uma das dicas que em longo prazo é a que pode trazer mais benefícios para a economia na sua casa! Isso porque as lâmpadas LED costumam ter a durabilidade grande e consomem dez vezes menos energia do que uma lâmpada incandescente.
8. Utilize iluminação natural
Prefira abrir as cortinas durante o dia e optar pela iluminação natural do ambiente quando possível. Desse modo, evite luzes ligadas durante o dia. Com certeza, fará diferença em seu consumo de energia.
9. Atenção ao utilizar a máquina de lavar
Procure juntar uma quantidade boa para lavar roupas, dando preferência para ligar a máquina nos níveis máximos de uso. Atenção também ao uso de sabão, para que não precise haver um reenxague. E lembre de manter o filtro do aparelho limpo, pois também contribui para o consumo de energia.
10. Tente não colocar fogão e geladeira muito próximos
Talvez você não saiba, mas fogão próximo à geladeira pode interferir no consumo de energia desses dois eletrodomésticos. Isso porque a diferença de temperatura dos dois é muito grande. Então, tenha em mente um espaço onde possa manter esses aparelhos um pouco afastados.
11. Não deixe a porta da geladeira aberta
Evite deixar a porta aberta por muito tempo. Embora muitas pessoas tenham o costume de abri-la ou fechá-la com frequência ou de colocar alimentos quentes em seu interior, isso faz com que o aparelho puxe ainda mais energia.
12. Prefira pintar as paredes com cores claras
Sim! Até a cor das paredes pode influenciar na sua conta de luz. Quanto mais escura a sua casa, menos reflete luz, o que faz com que você gaste mais com lâmpadas e tenha menos luz natural para aproveitar.
13. Observe a eficiência dos eletrodomésticos
Na hora de escolher o seu eletrodoméstico, certifique-se de conferir o selo fornecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Quanto mais próximo do A, mais eficiente é o aparelho e menos energia ele gasta!
14. Mude as temperaturas dos aparelhos
Outra boa dica é atentar-se à temperatura de seus aparelhos. No Verão, é um ótimo momento para reduzir o gasto com o chuveiro elétrico, por exemplo, basta deixar a água mais fria. Também funciona para a geladeira, deixando-a em uma intensidade mais baixa em dias frios.
15. Invista na energia solar
A energia solar é uma tecnologia extremamente necessária, e aqueles que a usam podem garantir uma redução de até 95% na conta de luz! Sem contar que o investimento nos painéis pode durar até 30 anos. O retorno financeiro na economia de luz compensa o investimento.
E aí? Curtiu as dicas?