Comprar aparelho celular novo de terceiros, dúvidas?

Antes de realizar a compra de um celular já utilizado por terceiros, confira algumas dicas para lhe ajudar

O mundo atual nos permite se conectar e comunicar-se com diversas pessoas, em vários países diferentes. Um dos meios de comunicação é o celular, se não, o maior de todos. Infelizmente, há um número grande de assaltos e furtos referente ao aparelho, por ser facilmente manuseado em qualquer situação.

Leia mais: Conta de celular tem tido aumentos indesejáveis pelos clientes

Diante da atual situação do país e com muitas pessoas desempregadas, a compra de aparelhos celulares usados cresceu disparadamente.

Porém, ao realizar esse procedimento, deve-se ficar atento quanto aos cuidados, pois muitas das vezes, o aparelho é procedente de atividades criminosas. Dessa forma, é necessário ter em mente a possibilidade de responder por crime de receptação.

Para ajudar no combate contra o comércio ilegal desses aparelhos, a Polícia, junto de Órgãos de Defesa do Consumidor e a Anatel, estão rastreando-os para que reduza o número de aparelhos roubados e furtados a serem vendidos.

Por fim, antes de realizar a compra de um celular já utilizado por terceiros, confira algumas dicas para lhe ajudar e não surgir dúvidas:
– Compre apenas celular que tenha nota fiscal e compare o documento com todas as características do aparelho (marca, cor, versão etc.);
– Atenção ao comprar celular com a nota fiscal em nome de outra pessoa que não o vendedor, pois, pode ser fruto de fraude praticada por terceiros;
– Um forte indicador de que há algo errado é o preço muito abaixo do mercado. Pesquise os preços na internet em sites confiáveis e de empresas renomadas;
– Desconfie de lojas e vendedores sem reputação. Importante pesquisar a credibilidade;
– Verifique se o número do IMEI na tela do celular (digitando *#06#) é o mesmo número do IMEI que aparece na caixa do aparelho;
– Consulte se o IMEI do aparelho tem registro de irregularidade (roubo, furto ou extravio);
– Verifique se o fabricante do aparelho que você quer adquirir também possui serviço de autenticação do aparelho através do IMEI.

você pode gostar também