Sua conta de celular pode subir sem você perceber

Uma pesquisa online foi realizada pelo Procon Estadual do Paraná (Procon-PR) sobre serviços de telecomunicações, com 1.046 consumidores.

Destes, 80% deles relataram já ter passado por problemas com suas operadoras de celular.

Segundo Ney Leprevost, Secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, em entrevista ao jornal O Globo, “mais de 40% do total dizem considerar as informações sobre seu plano (disponíveis nos aplicativos das operadoras) inacessíveis ou pouco claras”.

Em contrapartida, a pesquisa aponta que 40% dos consumidores não lêem o contrato, onde constam as cláusulas de cobranças e de cancelamentos, dificultando ainda mais na hora de buscar seus direitos.

Foi o caso da empreendedora Eliana Mattos, que descobriu que não teria redução no valor da fatura, mesmo se retirasse serviços que não utilizava de seu pacote.

Mas este não é o único problema. Há reclamações de consumidores que viram suas contas aumentarem de valor, devido ao acréscimo de serviços que não solicitaram, como explica a professora de corte e costura Juliana Barbosa, que teve um acréscimo de mais de R$ 50 na sua fatura.

Fique atento no prazo de validade das promoções que você contrata, é muito comum as empresas disponibilizarem o valor baixo por um tempo específico, podendo aumentar o valor sem autorização prévia quando o prazo passar. Olhos atentos na sua fatura!  Só assim você perceberá se está tendo cobranças indevidas.