Sua conta de celular pode subir sem você perceber

Leia mais sobre a pesquisa online realizada pelo Procon Estadual do Paraná

Uma onda de reclamações sobre o aumento da conta de celular anda circulando por aí. Desde serviços cobrados sem aviso prévio, a pacotes inclusos nos planos sem serem contratados, cada vez mais clientes se sentem desconfortáveis por pagar por algo que não pediram.

Leia mais: Ranking dos programas de competição originais da Netflix, segundo o IMDB

Saiba o que fazer para não pagar por serviços indesejados

Uma pesquisa online foi realizada pelo Procon Estadual do Paraná (Procon-PR) sobre serviços de telecomunicações, com 1.046 consumidores. Destes, 80% deles relataram já ter passado por problemas com suas operadoras de celular.

Segundo Ney Leprevost, Secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, em entrevista ao jornal O Globo, “mais de 40% do total dizem considerar as informações sobre seu plano (disponíveis nos aplicativos das operadoras) inacessíveis ou pouco claras”.

Em contrapartida, a pesquisa aponta que 40% dos consumidores não lêem o contrato, onde constam as cláusulas de cobranças e de cancelamentos, dificultando ainda mais na hora de buscar seus direitos.

Foi o caso da empreendedora Eliana Mattos, que descobriu que não teria redução no valor da fatura, mesmo se retirasse serviços que não utilizava de seu pacote:

“Os valores dos serviços estão lá descritos, eu não uso nenhum deles, porque tenho que pagar por todos? Eles não explicam claramente, nem permitem que o cliente faça um pacote de acordo com sua necessidade” – ressalta Eliana.

Mas este não é o único problema. Há reclamações de consumidores que viram suas contas aumentarem de valor, devido ao acréscimo de serviços que não solicitaram, como explica a professora de corte e costura Juliana Barbosa, que teve um acréscimo de mais de R$ 50 na sua fatura.

“Ligo para a Vivo e eles insistem que fui eu que contratei, mas não é verdade. Agora dizem que não podem tirar porque eles fazem parte do pacote, mas não faziam, e não autorizei mudanças. Nem sei para que servem alguns serviços”. – diz Juliana indignada.

Outro caso mais indignante foi o da jornalista Layane Ramos de Amaral, que ligou para sua operadora para reduzir o valor da fatura e terminou com um plano que não havia solicitado.

“Liguei para a Vivo mais de uma vez e disse que não tinha contratado aquele pacote, espero que o valor seja retirado na próxima fatura”.

Falta clareza na oferta de produtos, o que pode causar enganos na hora do consumidor aderir a planos e serviços das operadoras. Mas o consumidor precisa ficar mais atento ao que contrata.

E como prevenir-se de aumentos indesejados na fatura do seu celular?

Primeiramente, leia com atenção o contrato e os termos de uso de todos os serviços que você se dispor a contratar. Peça informações claras a operadora, e preste atenção se há alguma cobrança extra ou pacotes adicionais.

Fique atento no prazo de validade das promoções que você contrata, é muito comum as empresas disponibilizarem o valor baixo por um tempo específico, podendo aumentar o valor sem autorização prévia quando o prazo passar.

Olhos atentos na sua fatura! Só assim você perceberá se está tendo cobranças indevidas.

O que fazer em caso de cobranças indevidas?

O primeiro passo a tomar nestes casos, é entrar em contato com sua operadora. Caso o problema não seja resolvido, faça um registro de reclamação na Anatel.

Por fim, se nenhuma das outras opções funcionarem, você pode procurar ajuda nos Procons ou no portal consumidor.gov.br.

você pode gostar também