Como bloquear ligações indesejadas no celular

Seja cobranças ou para oferecer serviços, muitas ligações inconvenientes atrapalham o nosso dia a dia, vamos te ensinar a bloqueá-las

Vamos te ensinar informações de utilidade pública: Como bloquear as ligações de telemarketing no seu celular. Atualmente, as empresas ligam incessantemente para os nossos celulares. Em algumas situações, ligam em nossos números procurando por parentes próximos (mãe, pai, irmãos e etc), ou seja, as ligações incômodas acontecem o dia todo.

Para evitar esse tipo de constrangimento, existem diversas ferramentas tanto dos próprios aparelhos celulares, como de aplicativos e, até mesmo, de ferramentas desenvolvidas pela Anatel e Procon. Veja:

ANATEL – Números identificados de telemarketing

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) regulamentou um Procedimento Operacional onde os números de empresas de telemarketing, a partir deste ano de 2022, devem se identificar pelo código “0303”. Ou seja, caso você receba uma ligação com esse número, você optar em já bloqueá-lo pois se trata de algo relacionado à vendas.

Procon SP – NãoMeLigue

Aos que possuem uma linha telefônica no estado de São Paulo podem criar um cadastro na plataforma NãoMeLigue do Procon, para não receber mais ligações de telemarketing. Após a inscrição, os números de empresas de telemarketing são bloqueados em até 30 dias.

 

Bloqueando ligações em aparelhos Android

Os celulares de configuração Google (Android) já possuem um recurso instalado em todo aparelho que identifica as chamadas de spam. Para filtrar chamadas de spam, basta você ir até as configurações e deixar este modo ativado:

 

  1. Nas configurações de chamada, toque no ícone de três pontos e selecione “Configurações”;
  2. Em seguida, clique em “Identificador de chamadas e spam”;
  3. Na tela seguinte, toque na caixa “Filtrar chamadas de spam”. Você também pode ativar a função “Ver código do autor da chamada e spam” para poder ver os números de identificação das ligações indesejadas;
  4. Na lista das últimas ligações, é possível ver alguns contatos marcados como spam. Você pode clicar em cada um para abrir mais opções e optar por “Bloquear” para que não receba mais chamadas desse número.

 

Bloqueando ligações em Iphones

O iOS também possui um recurso já instalado de fábrica para bloquear números desconhecidos. O que ajuda bastante com as ligações de Spam. Ativando essa função, as chamadas são enviadas para o correio de voz e registradas na lista de ligações mais recentes. Veja como ativá-la:

  1. No iPhone, vá para a tela “Ajustes” e selecione “Telefone”;
  2. Desça a tela e selecione a opção “Silenciar Desconhecidos”;
  3. Em seguida, ative a função no seu iPhone.

 

Além destes métodos, existem muitos aplicativos instaláveis nas lojas de apps que também auxiliam na missão de bloquear as ligações inconvenientes. Agora sim, um pouco de paz!

 

você pode gostar também