Visita de alienígenas? Cientistas mostram como o 5G pode informar nossa localização na Terra
Estudo recente se baseia no vazamento de ondas de rádio por torres móveis da Terra.
A evolução tecnológica tem nos levado a novas reflexões sobre quais são as consequências que esse avanço pode trazer. Vemos que celulares novos com tecnologias inovadoras são lançados todos os anos e de maneira cada vez mais rápida.
Alguns cientistas até mesmo já se preocupam com a possibilidade, ainda remota, de conseguirmos atingir civilizações avançadas de outros planetas por meio dessas tecnologias.
Para muitos, o contato extraterrestre pode ser visto como uma conquista única, mas, para outros, é algo preocupante e que pode acabar causando um encontro catastrófico entre espécies.
A questão é que existe algo muito comum, presente nos smartphones e computadores da nova geração, que pode indicar nossa exata localização no universo: a rede 5G.
Como a rede 5G pode atrair alienígenas?
Uma pesquisa publicada no Monthly Notices da Royal Astronomical Society discute a emissão de ondas de rádio da Terra vistas de diferentes sistemas estelares próximos. Essas ondas, na teoria, poderiam ser captadas e interpretadas por civilizações alienígenas.
O pesquisador Ramiro C. Saide e os coautores do estudo afirmam:
“Até onde sabemos, nenhuma pesquisa anterior investigou o efeito cumulativo das emissões da torre móvel e a implicação de espionagem e SETI em geral.
Nosso estudo fornece algumas dicas sobre o que podemos esperar se houver um como a civilização localizada em outro lugar na Via Láctea com níveis semelhantes ou mesmo mais avançados de tecnologia de radiotelescópio.”
Os autores se mostram preocupados com o crescimento constante e acelerado de tecnologias de redes móveis, chamando a atenção para o vazamento de ondas de rádio com assinatura terrestre, o que pode dar diversas informações sobre a vida no planeta.
“A detecção por outra civilização de transmissões individuais de TV e/ou rádio de banda estreita pode ser usada para inferir propriedades de nosso planeta, como detalhes de sua taxa de rotação e movimento orbital, informações sobre a ionosfera e troposfera do planeta, a distribuição global de transmissores e possivelmente alguns aspectos culturais de nossa civilização.”
Por que o contato com civilizações mais avançadas pode ser preocupante?
Na Física, muito se discute sobre a possibilidade de civilizações mais avançadas que a nossa nos encontrarem. Esse evento, embora seja incrível de se imaginar, poderia resultar em consequências variadas e incertas, dentre elas a exploração da raça humana em benefício da espécie mais avançada.
Mas não há com o que se preocupar. Segundo os resultados do estudo, nenhuma civilização localizada a 10 anos-luz do planeta e que tenha capacidade de captação de ondas de rádio detectaria o vazamento de ondas da torre móvel da Terra.