Revolução tecnológica no futebol: veja duas importantes mudanças dos últimos anos

Os jogos ficaram mais interessantes depois dessas mudanças.

O futebol é um dos maiores esportes do mundo, bem como o mais popular. Tanto é que ele foi criado pelos ingleses, mas o Brasil é conhecido como o país do futebol, com cinco títulos na Copa do Mundo.

Porém, você sabia que algumas mudanças tecnológicas deram uma reviravolta no mundo futebolístico? É isso mesmo, inclusive, elas mudaram para melhor o jogo e deixaram tudo o mais ajeitado possível.

Conheça agora essas duas mudanças e veja como isso contribuiu para um jogo mais limpo e assertivo dentro de campo. Com toda certeza você já ouviu falar delas, mas nunca entrou a fundo neste assunto. Vamos lá?

As duas mudanças tecnológicas que ajudaram o futebol
Foto: Reprodução

1. GLT – Tecnologia da linha de gol

O nome pode parecer um pouco confuso, mas essa tecnologia foi uma mão na roda para os jogos de futebol. Implementada para teste em 2012 no Mundial de Clubes, a ideia era deixar cada vez mais claro se houve ou não um gol.

Isso porque existiam muitas dúvidas, como foi o caso da Copa do Mundo de 1966, visto que até hoje muitos duvidam se a Inglaterra realmente fez o gol que levou o país à vitória.

Essa tecnologia é bem simples e clara. Isso porque existe um chip dentro da bola que envia um sinal para o relógio do árbitro, confirmando se houve de fato um gol ou não.

A técnica começou a ser usada oficialmente em 2014, na Copa do Mundo realizada aqui no Brasil. Não dá pra negar que assim fica muito mais fácil descobrir se rolou um gol mesmo ou não, colaborando bastante com os árbitros.

2. VAR – Árbitro de vídeo

Esse é o mais conhecido e inclusive virou bordão de internet. Isso porque o VAR (Video Assistant Referee) é uma tecnologia que conta com inúmeras câmeras posicionadas ao redor do estádio e ajuda o árbitro do jogo a conferir os mais variados lances, principalmente quando há alguma dúvida ou discordância entre árbitros e bandeirinhas.

A tecnologia ajuda a entender e manter o jogo mais justo e limpo, já que suas câmeras bem posicionadas fazem a captura da imagem. Sendo assim, o árbitro, caso esteja em dúvida em um lance ou falta, poderá checar as imagens e dar um posicionamento claro para saber o que foi ou não válido no lance.

você pode gostar também