Você teria coragem? Comitê Olímpico lista os esportes mais perigosos em competições de alto nível

Qual destes você teria coragem de praticar?

As Olimpíadas são sempre um evento que chama muito a atenção, principalmente pelo fato de as pessoas verem seu país competir. Inclusive, você sabia que um atleta de alto rendimento precisa esperar cerca de 4 anos, no meio de muito treino, para competir, já que esse é o tempo entre cada evento olímpico?

Entretanto, não fica apenas nisso, já que, mesmo com todo esse preparo, o profissional ainda pode se machucar, sofrendo alguma lesão. Diante disso, depois de cada Olimpíadas, o COI (Comitê Olímpico Internacional) publica um artigo relatando participações dos países, quantidade de atletas e lesões sofridas.

Nesse sentido, há uma lista que aponta quais são os esportes que podem ser considerados os mais perigosos nestas competições. Para se ter uma ideia, na última Olimpíada, cerca de 11.315 atletas de 206 países participaram do evento. Sendo assim, foram calculadas 38 casos de doenças variadas e 1.035 lesões.

Quais são os esportes mais perigosos, segundo o COI?

Segundo as informações do COI, os atletas de boxe e ciclismo BMX foram o que mais sofreram com alguma lesão, com 27% de atletas lesionados. Logo em seguida, vem o esporte ciclismo BMX Freestyle (22%), o skate (21%) e, por fim, o karatê (19%).

Um dos fatos mais curiosos que chama bastante a atenção nesses números é que o tênis de mesa consegue causar mais lesões que o vôlei. Dá pra acreditar nisso? Parece impossível, mas não é. E todos esses números de lesões podem ser por inúmeros motivos, como clima, design de equipamentos usados e treinamentos pra evitar lesões.

Confira uma lista com todos os esportes que mais causam lesões:

Veja quais são os esportes que são extremamente perigosos
Foto: Superinteressante

Agora, se a análise for para o lado das doenças, o maior fator que faz com atletas fiquem doentes é o calor. Na última Olimpíada, com temperaturas acima dos 30°C e umidade mais de 70%, cerca de 78 atletas acabaram ficando com algum problema, se apresentando debilitados.

Apesar de ter sido possível controlar os casos, os pesquisadores que trazem os dados afirmam que as próximas edições das Olimpíadas sejam feitas em climas mais amenos. E aí, você se surpreendeu com algum dos esportes apresentados aqui? Conte nos comentários!

você pode gostar também