Cidade é classificada como o pior destino turístico; entenda o porquê!
Descubra qual cidade foi eleita o pior destino turístico do mundo e quais fatores influenciaram tal classificação.
Uma pesquisa realizada por uma empresa ucraniana de turismo em abril de 2023 trouxe resultados surpreendentes sobre as cidades mais e menos atraentes para turistas ao redor do mundo.
Você consegue imaginar qual a pior cidade para turistas no Brasil, segundo este estudo?
Cidade ‘nada amigável’
O estudo, ao avaliar destinos turísticos sob diversas óticas, revela que o Rio de Janeiro, apesar de seu encanto inegável, enfrenta desafios significativos que o colocaram na posição de pior cidade brasileira para visitar. A pesquisa seis critérios fundamentais:
-
Felicidade local;
-
Facilidade de comunicação;
-
Aceitação da diversidade;
-
Respeito da comunidade;
-
Segurança;
-
Acomodações amigáveis.
Desse modo, o estudo, além da taxa de retorno dos visitantes, mostrou que o Rio de Janeiro perdeu pontos principalmente em segurança e acomodações.
Tal percepção dos turistas contrasta fortemente com a imagem tradicional da cidade, conhecida por suas praias deslumbrantes, rodas de samba e uma vibrante vida cultural.
Cidade do Rio de Janeiro, Baía de Guanabara e Morro do Pão de Açúcar – Imagem: marchello74/Getty Images Pro/Reprodução
Um ponto de destaque na pesquisa foi a facilidade de comunicação. O estudo aponta que cidades onde o inglês é a língua nativa, como Toronto, no Canadá, que alcançou o primeiro lugar, tendem a ser mais favoráveis aos turistas.
Isso sublinha a importância da linguagem nessas viagens, algo que o Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras enfrentam desafios, dada a barreira do idioma.
Vale ressaltar, no entanto, que a experiência turística é subjetiva e influenciada pela personalidade e expectativas de cada visitante.
Assim, enquanto o estudo aponta para aspectos importantes que precisam ser melhorados, não deve ser visto como uma desvalorização total da cidade.
Enquanto alguns turistas podem considerar o destino nada amigável, outros podem ter uma opinião completamente diferente e até positiva.
Segundo o levantamento do IBGE, o Rio de Janeiro foi o quarto estado mais procurado por turistas brasileiros em 2022, recebendo 6,6% da preferência.
Além disso, o Rio ficou na terceira posição em termos de gastos dos viajantes por estado, com um total de R$ 1 bilhão.
Esses dados indicam uma forte atração turística e uma receita considerável gerada pelas atividades turísticas no estado.