Lusail: cidade do Catar construída exclusivamente para a Copa

Há quatro anos, a cidade onde a Seleção Brasileira estreia hoje na Copa do Mundo de 2022 era praticamente uma cidade-fantasma. Veja fotos!

Você sabia que, enquanto o Qatar estava se preparando para a Copa do Mundo de 2022 construiu diversos estádios exclusivamente para esta Copa? Um deles, inclusive, é o Lusail, no qual a Seleção Brasileira faz hoje, 24, sua estreia às 16 horas, segundo o horário de Brasília.

A cidade onde o estádio foi construído também se chama Lusail e, igualmente, foi construída exclusivamente para a Copa ao redor do estádio. Localizada somente a uma distância de 23 km da cidade principal do Qatar, Doha, o local era uma pequena vila que já existia há aproximadamente 15 anos.

Conforme o contexto histórico do país, essa pequena região já existia desde o século XIX e era visto como o lar do sheikh Jassim bin Mohammed bin Thani Al Thani, o mesmo que deu origem ao Qatar moderno.

Contudo, há quase 4 anos, a cidade parecia um lugar totalmente deserto, com máquinas espalhadas por todos os lados. Podemos afirmar que isso transmitia a sensação de ser uma cidade-fantasma, afinal ela não contava com a residência de nenhum cidadão catariano. Aliás, isso sem fazer menção a uma enorme quantidade de terra.

Já no que diz respeito à construção da cidade que abriga o novo estádio, o qual também será o responsável por receber o último jogo da Copa do Mundo, custou, aproximadamente, em reais, 176 bilhões.

O valor não é para menos, pois o local dispõe uma área de 38 km², 35 hotéis, 4 hospitais, além de shoppings e locais para ancorar mais de 1,2 mil barcos. E, por fim, uma área gigantesca de golfe.

Quais equipes já estrearam no estádio de Lusail?

Bom, embora a Seleção Brasileira esteja jogando hoje em sua estreia no enorme estádio Lusail, ele foi o local responsável por receber o primeiro jogo da Argentina. O jogo em questão acabou tendo um resultado inesperado, já que a Argentina perdeu de 2 a 1 para a Arábia Saudita.

Estádio Lusail

Quanto ao estádio, ele foi incluído na lista das últimas construções a serem finalizadas e sua estrutura é capaz de abrigar 90 mil pessoas. Embora receba o título de maior estádio já feito para a Copa do Qatar, ele será desfeito assim que os jogos forem concluídos.

O desmanche será feito para que a estrutura possa abrigar outras construções, além de lojas e demais instalações.

Além disso, os assentos também serão retirados e, após isso acontecer, haverá uma doação focada em projetos esportivos ao redor do planeta.

você pode gostar também