Chefe do Instagram mostra como funciona o famoso algoritmo da rede social

Tema interessa usuários que desejam ter mais acessos em seus conteúdos.

O Instagram se tornou uma das plataformas de mídia social mais populares do mundo, com milhões de usuários compartilhando fotos, vídeos e stories todos os dias. No entanto, um dos aspectos mais intrigantes e misteriosos do Instagram é o seu algoritmo, que determina quais postagens e conteúdos são exibidos para cada usuário em seu feed.

O que está por trás do algoritmo da plataforma é um mistério guardado a sete chaves. No entanto, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, publicou um artigo no qual revelou alguns detalhes de como a tecnologia funciona.

Apesar de não contar integralmente como o algoritmo está programado na rede social, o artigo pode dar um direcionamento para aqueles que desejam ter mais acessos em seus conteúdos.

Entenda como funciona o algoritmo do Instagram

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Foto: wichayada suwanachun/Shutterstock

Adam Mosseri explicou que o Instagram não tem apenas um algoritmo, mas, na verdade, conta com vários deles. Um sistema programado com Inteligência Artificial define quais conteúdos devem chegar até o seu feed.

“Cada parte do aplicativo usa seu próprio algoritmo adaptado para como as pessoas o usam. As pessoas tendem a procurar seus amigos mais próximos nos stories, usar o Explore para descobrir novos conteúdos e criadores e se divertir nos reels. Classificamos as coisas de maneira diferente nessas diferentes partes do aplicativo”, afirma Mosseri.

No feed, o algoritmo define os conteúdos que devem ser exibidos para cada usuário. Assim, a tecnologia envia para seu aplicativo publicações que devem ser de seu interesse, considerando seu comportamento na plataforma.

Ou seja, se você costuma curtir e acompanhar perfis que publicam conteúdos sobre animais, o algoritmo percebe que essa temática é de seu interesse.

A tecnologia também faz registros em base de dados de suas curtidas, compartilhamentos e até mesmo o tempo em que costuma ficar vendo uma determinada foto ou vídeo.

“A partir daí, fazemos um conjunto de previsões. Estes são palpites sobre a probabilidade de você interagir com uma postagem de maneiras diferentes. Há cerca de uma dúzia deles”, afirma Mosseri.

“No Feed, as cinco interações que analisamos mais de perto são a probabilidade de você gastar alguns segundos em uma postagem, comentar, curtir, compartilhar e tocar na foto do perfil.

Quanto maior for a probabilidade de você realizar uma ação e quanto mais pesarmos essa ação, mais alto no feed você verá a postagem”, explica.

Mais sobre o Instagram

Com uma interface intuitiva e recursos visuais atraentes, o Instagram se tornou um local de expressão criativa e um meio poderoso para compartilhar experiências, interesses e inspirações.

Com milhões de usuários ativos diariamente, a plataforma desempenha um papel significativo na cultura digital, influenciando tendências, promovendo comunidades e fornecendo uma plataforma para a autoexpressão e a conexão social.

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