Chance única: Harvard oferece mais de 160 cursos gratuitos; veja como se inscrever

Ao todo, 11 áreas de conhecimento e atuação profissional são contempladas. Muitos desses cursos têm legenda em português.

Harvard é uma das universidades mais famosas e reconhecidas do mundo, e todos sabem disso. O que poucos sabem é que a renomada instituição dos Estados Unidos, fundada em 1636, oferece vários cursos gratuitos.

O que parecia distante — o sonho de estudar ou fazer algum curso em Harvard — está mais próximo do que muitos imaginam. Hoje a universidade oferece um total de 163 cursos rápidos, inteiramente grátis e online.

Conforme as regras, pessoas de todos os lugares do mundo estão aptas a aproveitar tais aulas. Basta ter o desejo de aumentar o próprio conhecimento e de dar uma guinada no currículo.

Áreas contempladas pelos cursos de Harvard

Sede da universidade de Harvard, nos Estados Unidos – Foto: Reprodução

Os cursos de Harvard disponíveis sem custo algum contemplam 11 áreas e segmentos de atuação profissional, que vão da arte à saúde. Veja a lista completa abaixo:

  • Artes e Design;
  • Negócios e Gestão;
  • Ciência da Computação;
  • Ciência de Dados;
  • Ciência e Engenharia;
  • Ciências Sociais;
  • Desenvolvimento Educacional e Organizacional;
  • Humanidades;
  • Matemática e Análise de Dados;
  • Medicina e Saúde Pública;
  • Programação.

Regras para fazer um curso gratuito em Harvard

Além de serem gratuitos e online, os cursos são acessíveis, do ponto de vista da língua estrangeira. As aulas são ministradas em inglês, o que exigiria um conhecimento básico do idioma, pelo menos.

No caso do Brasil, a notícia boa é que alguns cursos possuem legendas em português. Essa informação, geralmente, vem especificada nas informações disponíveis sobre cada curso no site da instituição.

De modo geral, a maioria dos cursos não exige nenhum requisito. A depender da área, no entanto, seria interessante ter um conhecimento prévio, pelo menos, para conseguir captar o que será demonstrado nas aulas.

Fora isso, no que se refere a equipamentos, a pessoa deverá ter um computador ou celular com boa conexão à internet. Afinal, as aulas são todas online.

Oferta de certificado

Uma das dúvidas mais comuns é sobre a oferta de certificado, após a conclusão do curso. Muita gente se interessa pelo documento, pois estamos falando de Harvard, não é uma instituição qualquer.

Nesse caso, apesar de os cursos serem gratuitos e dependendo da área escolhida pela pessoa, ela terá de desembolsar uma taxa para custear a emissão do certificado de conclusão.

Essa é uma informação que vale a pena ser observada no momento da inscrição. Os cursos de Harvard são todos no formato self-paced learning, ou seja, os estudantes podem passar de uma aula para outra conforme o próprio ritmo e disponibilidade.

Como se inscrever nos cursos de Harvard?

Os detalhes sobre os cursos e a inscrição estão na plataforma HarvardX. Nela, é possível consultar os dados necessários sobre cada um deles e preencher o cadastro de estudante.

Ao clicar em um curso específico, o site mostra informações como: duração, requisitos necessários e o conteúdo ensinado nas aulas. Aproveite!

Com informações do site Catraca Livre.

você pode gostar também