Conheça HofBauer, a cerveja transgressora feita em um convento

No próximo fim de semana, dos dias 26 a 28/5, será possível realizar tour no convento durante a Festa da Cerveja.

A Igreja Católica em Minas Gerais desempenha um papel significativo na história da produção de cerveja na região. Inclusive, a presença da igreja se entrelaça com a cultura mineira e suas tradições.

Isso porque, durante o período colonial, os missionários católicos tiveram um papel crucial na introdução da produção de cerveja em Minas Gerais.

Os religiosos, em sua maioria de origem europeia, trouxeram consigo o conhecimento e as técnicas necessárias para a fabricação da bebida. Assim, tanto padres quanto fiéis apreciavam-na em ocasiões festivas e religiosas.

Além disso, muitas das primeiras cervejarias em Minas Gerais estavam nas imediações de igrejas e mosteiros. Essas instituições religiosas muitas vezes mantinham as próprias cervejarias para produzir a bebida necessária para a comunidade local.

Desse modo, essas cervejarias religiosas eram controladas por monges e frades, que aplicavam o conhecimento e as habilidades na produção.

Juiz de fora e a produção católica da cerveja

Em Juiz de Fora, mais precisamente no convento construído por religiosos holandeses da Congregação Redentorista no final do século 19, encontramos uma cervejaria artesanal chamada HofBauer, que acrescenta um capítulo interessante à relação entre a Igreja Católica e a produção da bebida em Minas Gerais.

O convento, além de seu propósito religioso, tornou-se um ponto de referência para a fabricação de cerveja artesanal. Há o aproveitamento das instalações históricas do convento para criar cervejas únicas, combinando tradição e inovação.

Com habilidade e paixão, os mestres cervejeiros da HofBauer produziram uma variedade de cervejas artesanais, cada uma delas com sua própria história e caráter.

Essa conexão entre o convento Redentorista e a HofBauer também é um exemplo notável de como a igreja pode adaptar-se e encontrar maneiras criativas de se envolver com a cultura local.

Foto: EM/Reprodução

A produção da cerveja HofBauer teve início em 1894. Porém, após um período de interrupção, foi retomada em 2009, graças à iniciativa do padre Flávio Campos.

Essa cerveja artesanal presta uma homenagem a São Clemente Maria Hofbauer, santo austríaco da Congregação do Santíssimo Redentor.

Um evento histórico

Durante a festa da cerveja em Juiz de Fora, que ocorre neste fim de semana, de 26 a 28/5, o convento realizará um evento especial: um tour para conhecer a HofBauer. Essa é uma oportunidade única para os apreciadores e interessados ​​em explorar a história e o processo de produção dessa cerveja artesanal.

O tour oferece aos participantes a chance de visitar as instalações do convento Redentorista e conhecer de perto o processo de fabricação da cerveja HofBauer.

Guias especializados compartilham informações sobre os ingredientes utilizados, as técnicas empregadas e a tradição por trás da bebida produzida ali.

Para participar do passeio, será necessário adquirir um ingresso no valor de R$ 60. Além disso, haverá um serviço de transporte disponível para facilitar o deslocamento do convento, proporcionando maior comodidade até os visitantes.

você pode gostar também