Cerveja artesanal faz bem à saúde desde que seja consumida sob ESTA condição
As cervejas artesanais possuem produtos naturais em sua composição, o que as torna benéficas à saúde quando consumida sob uma condição específica. Saiba mais abaixo.
Nos últimos anos, a cerveja artesanal tem conquistado cada vez mais espaço no cenário gastronômico, atraindo um público diversificado de apreciadores e curiosos.
Longe da padronização das cervejas tradicionalmente comercializadas, as variedades artesanais oferecem uma experiência única de sabores e aromas, tornando a degustação uma verdadeira jornada sensorial.
Além de ser uma opção atraente para os paladares mais exigentes, especialistas sugerem que, quando consumida com moderação, a cerveja artesanal pode trazer benefícios surpreendentes à saúde.
De acordo com especialistas, consumir moderadamente cerveja puro malte pode trazer benefícios ao corpo e reduzir a possibilidade de desenvolver câncer. Esse efeito é atribuído aos altos níveis de antioxidantes presentes nesse tipo de cerveja, os quais têm a capacidade de inibir a divisão e multiplicação de células cancerígenas no corpo.
Diferentemente das cervejas convencionais, que costumam incluir aditivos como xarope de milho e açúcares adicionados, as cervejas artesanais puro malte são feitas somente com ingredientes naturais, como água, malte, lúpulo e levedura. Isso resulta em um sabor mais genuíno e reduz a quantidade de substâncias químicas presentes na bebida.
“A cerveja artesanal é uma opção saborosa para compor uma dieta balanceada e trazer benefícios à saúde. Com diversos estilos que oferecem gostos encorpados e aromas marcantes, ela proporciona um sabor mais rico em comparação com cervejas que utilizam malte combinado com outros grãos, como arroz ou milho.
No entanto, é importante lembrar que toda bebida alcoólica é calórica, e os benefícios que ela pode proporcionar dependem da qualidade do produto, do consumo moderado e dos hábitos de vida do consumidor.”, diz Guilherme Henrique Gonçalves, mestre cervejeiro da Jalapa.
Além do mais, segundo a nutricionista Carla Daniela Moritz, a cerveja artesanal puro malte é rica em vitaminas que contribuem para o metabolismo e a manutenção do sistema nervoso. Acerca disso, ela afirma:
“A bebida também possui antioxidantes que podem contribuir para a redução do risco de doenças cardiovasculares e combater radicais livres. Estudos também indicam que a cerveja artesanal pode ter propriedades anti-inflamatórias, favorecendo a recuperação muscular após atividades físicas.”
“Uma dieta equilibrada e sem exageros também é fundamental para quem planeja incluir a cerveja artesanal puro malte na dieta, seja aos fins de semana ou em datas comemorativas e festivas. O importante é não abusar no consumo.”, alerta a nutricionista sobre o consumo moderado.