Pesquisadores estudam impactos dos carros elétricos na redução da poluição

Esses carros são uma alternativa para diminuir as mudanças climáticas, pois não liberam carbono na atmosfera.

Um estudo realizado por pesquisadores da Keck of Medicine, da Universidade do Sul da Califórnia, utilizou um experimento natural analisando o uso de carros elétricos e veículos de emissão zero pela população residente da Califórnia, nos Estados Unidos. Acompanhe a leitura e saiba como os carros elétricos diminuem a poluição!

Poluição do ar pode causar doenças crônicas de respiração 

A princípio, a pesquisa comparou os níveis de poluição e o atendimento de emergências para casos de asma entre 2013 e 2019. Desse modo, em seus resultados, apontou que a redução de 3,2% de atendimentos referentes à asma está diretamente ligada ao uso de carros elétricos.

Agora, no que se refere à região territorial, as áreas com mais carros elétricos tiveram um menor índice de atendimentos emergenciais por doenças inflamatórias pulmonares. Portanto, os pesquisadores acreditam que a adoção dos veículos elétricos seja uma alternativa para deter as mudanças climáticas.

“Quando pensamos nas ações relacionadas às mudanças climáticas, muitas vezes é em nível global.

Mas a ideia de que as mudanças feitas no nível local podem melhorar a saúde de sua própria comunidade pode ser uma mensagem poderosa para o público e para os formuladores de políticas”, afirma Erika Garcia, professora de Saúde Pública da Keck School of Medicine.

Diferentemente dos carros com motor a combustão, os carros elétricos e veículos de emissão zero de carbono não liberam esse grande responsável pela poluição do ar e pelo efeito estufa.

A adoção de ZEV (veículos emissão zero) é uma oportunidade de amenizar a mudança climática global. Nesse contexto, para Sandrah Eckel, pesquisadora que liderou o estudo:

“[…] pode ser difícil falar sobre os impactos das mudanças climáticas na saúde, porque podem parecer muito assustadores.

Estamos empolgados em mudar a conversa para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, e esses resultados sugerem que a transição para ZEVs é uma peça-chave disso.”

Em suma, entre os anos de 2013 e 2019, a média de carros de emissão zero aumentou de 1,4 para cada mil habitantes da Califórnia para 14 a cada mil habitantes, resultando na diminuição de dióxido de carbono na atmosfera.

você pode gostar também