Carro elétrico e autônomo: um sonho distante para a Apple
O projeto pode não estar pronto até o ano de 2026. Saiba mais detalhes sobre este projeto em desenvolvimento da Apple.
O projeto Titan, nome dado ao carro planejado pela Apple, já passou por várias fases, pois a esquematização começou em meados de 2015, quando a empresa decidiu montar um carro que seria ao mesmo tempo elétrico e autônomo.
Mesmo em meio a muitas dificuldades, a empresa anunciou que a projeção para esse veículo ainda não terminou. Essa informação se deu por meio de fontes da Bloomberg, que afirmaram que o carro não seria totalmente autônomo, pois o motorista só tiraria a mão do volante em rodovias.
Dessa forma, trechos urbanos e dias de chuvas, por exemplo, exigiriam a pilotagem da parte do motorista. Outra ressalva importante é que a empresa só lançará o modelo a partir de 2026.
Como já foi dito, o veículo será autônomo, de modo a permitir que o piloto jogue ou assista a vídeos somente em situações em que o carro se encontrar em rodovias, se o clima não estiver chuvoso ou de outro tipo adverso.
Mesmo assim, essas tecnologias chegariam primeiro aos países norte-americanos, posteriormente, com o passar dos anos, o comércio seria expandido para outros países.
Problemas e mais problemas
A projeção e a execução do projeto “Titan” da Apple estão demorando em vista dos muitos contratempos desde o início.
O que se pode destacar como problema é a falta de certeza sobre qual será o nível de autonomia que o carro teria, fazendo com que a empresa mudasse de estratégia por várias vezes, chegando até a abandonar a ideia no ano de 2016.
Mudanças e demissões importantes também impediram o desenvolvimento rápido do carro “Titan”. A parceria da Apple com a fabricante de carros Hyundai também não foi concretizada.
Outra dificuldade a ser destacada é a questão das legalizações para esse veículo, pois a maior parte dos Estados Unidos, por exemplo, não possui suporte para receber carros totalmente autônomos. Mesmo que a empresa resolva todos esses problemas, ainda seria difícil conseguir vender um veículo como ele.
Como se não bastasse, quando houver um lançamento, a Apple ainda encontrará dificuldade com a concorrência, devido ao crescimento vertiginoso dos carros elétricos, híbridos e principalmente dos veículos que possuem algum tipo de autonomia. Empresas como Ford, Hyundai, Volvo trabalham com esse tipo de tecnologia há bastante tempo.