Carregar seu celular à noite pode degradar sua bateria?

A pergunta que não quer calar

Muita gente tem o costume de deixar o celular carregando durante à noite, é uma forma de aproveitar o horário de sono, em que não mexe no aparelho, para deixá-lo carregando sozinho. Muito especula se este hábito pode prejudicar a bateria, a verdade é que não. Porém, em longo prazo, isso pode fazer com que a bateria tenha um desgaste maior.

Leia mais: Aprenda a identificar se o carregador do seu iPhone é falso

Tudo vai depender do uso que você quer dar ao seu telefone. Como a bateria é uma das partes mais importantes do celular, sendo essencial para seu funcionamento, é importante cuidar bem dela. Mas existem alguns mitos e verdades que foram perpetuados ao longo dos anos, vamos falar um pouquinho deles.

Hoje em dia, temos um novo tipo de bateria, de íon de lítio, com diversas vantagens para o armazenamento de energia, mas é claro, elas não são perfeitas.

O que podemos dizer é que só o carregamento noturno não tem efeitos negativos na vida útil da bateria, porém, com o uso frequente, vai se desgastar naturalmente. Isso não quer dizer que não tem fatores que aceleram essa degradação, é isso que vamos ver.

Ficar muito tempo com carga total

Carregar o telefone acima de 80% de bateria pode ser prejudicial, sempre espere descarregar mais um pouco para conectá-lo na tomada novamente.

Capacidade abaixo de 20%

Pior do que manter a carga sempre cheia é deixar o telefone descarregar sempre, isso pode ser um problema para sua bateria.

Calor excessivo

Deixar o celular no sol ou em lugares muito quentes, além de usar carregadores inadequados também aceleram a degradação de sua bateria.

Então, pensando nestes três pontos, podemos dizer que carregar o celular durante à noite, em si, não vai desgastar sua bateria, mas pode causar um dano considerável por ficar constantemente com carga máxima.

Mas calma, o próprio sistema do celular ajuda nessa questão, não carregando a bateria 100% quando está ligado na tomada por muito tempo.

Ainda há o “carregamento inteligente”, que foi adicionado ao sistema justamente para evitar uma grande degradação. Ele mantém o carregamento até 80% e completa a carga minutos antes do seu alarme despertar.

Para ativar este modo, você precisa acessar as configurações da bateria do seu dispositivo e procurar por “carregamento otimizado” ou “proteger bateria”. Este modo de proteção não está disponível em todos os celulares, mas, em breve, todos os modelos incorporarão a função.

você pode gostar também