Briga pelo 1º lugar entre os mais vendidos de 2022: assim segue o mercado de celulares
Esta é uma das batalhas mais conhecidas pelas pessoas no mundo inteiro. Confira mais informações sobre sua situação atual.
O mercado mundial de smartphones é dominado por duas grandes empresas, Samsung e Apple. Nesta ordem, elas ocupam os primeiros lugares do pódio de vendas de smartphones. Ao longo de todo o decorrer do ano passado, 2022, a Samsung esteve à frente nesse ranking, isso em todos os momentos exceto um: no último trimestre de 2022, a Apple conseguiu o primeiro lugar no pódio.
Independentemente dessa briga, o mercado de smartphones vem sofrendo uma queda expressiva em suas vendas. Espera-se que, para este ano, as empresas estejam mais focadas em conseguir se manter em suas atuais posições no ranking.
Entenda melhor a disputa entre as marcas de telefones móveis e o cenário atual do mercado de celulares a seguir.
Samsung vs. Apple: como está o atual cenário do mercado de smartphones?
Apesar de o mercado de smartphones não estar vivendo um bom momento, o ano de 2022 tentou resgatar um pouco desse nicho. Porém, os níveis de venda continuam caindo, ou seja, há uma frequente perda de mercado. Apesar disso, no ano passado, a Samsung teve um crescimento de 2% em comparação ao ano anterior, o de 2021.
Além de ter conquistado 2% de crescimento, a Samsung conseguiu liderar o topo do ranking durante mais da metade do ano, sendo invicta e absoluta. Já a Apple, no último trimestre do ano, conseguiu ocupar a liderança e desbancar a Samsung. Além disso, a empresa da maçã também obteve a mesma porcentagem de crescimento – 2%.
Vale ressaltar também que existe um motivo para esses crescimentos de ambas as empresas. A realidade é que concomitantemente houve uma diminuição no número de vendas de aparelhos de marcas chinesas, como OPPO, Xiaomi e algumas outras.
Apesar de ter fechado o ano em primeiro lugar, dificilmente a Apple conseguirá mantê-lo por muito tempo. No ano passado, as vendas do mercado de smartphones mundial despencaram em 17%. Tratando de valores, houve uma queda de 11%, por conta de todo o momento delicado em que o mercado se encontra.
Neste ano, a Samsung se prepara para lançar, em breve, o Galaxy S23, e espera-se que a Apple também lance algum produto a fim de se agarrar ao topo da lista deste ano.