Brasil entra na corrida espacial e lança foguete em parceria com a Coreia do Sul
Parceria entre países promete muitas novidades na área tecnológica.
Não é muito comum ouvir falar do Brasil quando o assunto é corrida espacial. Os principais países que ganham destaque nesse meio são os Estados Unidos e a Rússia, por exemplo.
Mas, essa realidade está prestes a mudar, você sabia? Isso porque o Brasil fechou uma parceria com a Coreia do Sul e no último domingo (19) o foguete sul-coreano HANBIT-TLV foi lançado. Porém com uma pontinha dos brasileiros nela, já que a aeronave foi lançada da base de Alcântara, no Maranhão.
Essa parceria entre os países fez com que o veículo suborbital não tripulado fosse enviado para funcionar como um lançador de satélite de baixo custo. Ou seja, com um propósito por trás do seu lançamento oficial – o que traz muito espaço para quem está na área. Confira o lançamento:
A FAB, em parceria com a empresa sul-coreana @innospacecorp, realizou, hoje (19/03), às 14h52, o lançamento do foguete HANBIT-TLV, que transportou carga útil 100% brasileira. A Operação Astrolábio aconteceu a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. pic.twitter.com/ytyRlGyLue
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) March 19, 2023
A operação que colocou o Brasil nessa lista da corrida espacial se chama Astrolábio e foi feita em conjunto com a Força Aérea Brasileira (FAB). Além disso, outra empresa que participou foi a Innospace, uma startup da Coreia do Sul de voos espaciais privados.
O voo durou cerca de 4 minutos e 33 segundos e é o primeiro voo experimental com fins comerciais entre uma parceria brasileira e sul-coreana. O principal motivo do lançamento foi mostrar que o Brasil tem capacidade para desenvolver esse tipo de tecnologia e fazer parte do mercado espacial.
Conheça mais sobre o foguete que foi lançado
O foguete HANBIT-TLV tem 1,65 metros e pesa 8,4 toneladas. Outro ponto importante é que esse foguete consegue carregar cargas de até 50 quilos. Inclusive, ele acabou de levar uma tecnologia 100% brasileira chamada Sistema de Navegação Inercial (SISNAV).
O SISNAV é um protótipo de transmissão, recebimento e rastreio de dados usado para navegação autônoma dos foguetes. Esse tipo de tecnologia mostra um futuro promissor, já que pode colocar o Brasil como um dos principais ativos de desenvolvimento e lançamento de veículos espaciais.