Bizarro: por que cenas de topless aparecem em animação clássica da Disney?
Após décadas de mistério, vem à tona a verdade por trás de uma cena inusitada que aparece em animação da empresa.
Se você é um fã dos Estúdios Disney, é muito provável que já tenha ouvido falar da polêmica imagem presente no filme “The Rescuers” (chamado “Bernardo e Bianca” no Brasil).
Para aqueles que não estão familiarizados, este fime marca um momento bastante intrigante na extensa história da empresa. De forma inexplicável, duas imagens de natureza imprópria foram inseridas em dois quadros animados de um filme infantil.
Confira abaixo a história por trás desta “gafe” cometida pelo maior estúdio de animações do mundo.
O filme “The Rescuers” estreou nos cinemas em 1977 e, mais tarde, em 1992, foi disponibilizado em formato de vídeo doméstico.
Contudo, em 8 de janeiro de 1999, a Disney anunciou o recolhimento da versão em vídeo doméstico da animação devido à presença de uma “imagem de fundo questionável”.
A imagem em questão surgiu por volta dos 38 minutos do filme, enquanto Bernardo e Bianca estavam voando nas costas de Orville, um albatroz.
Nitidamente, o que podia ser visto era uma representação de uma mulher fazendo o chamado topless, podendo ser vista passando pelas janelas dos edifícios ao fundo. Veja ambas as imagens a seguir:
Imagem: Walt Disney Animation Studios/Reprodução
Imagem: Walt Disney Animation Studios/Reprodução
De acordo com um porta-voz da Disney, a adulteração foi realizada há mais de 20 anos e não foi feita por nenhum dos animadores originais do filme.
Provavelmente, essas imagens foram inseridas durante a fase de pós-produção do filme. Na época, a informação foi divulgada pelo Snopes.
Portanto, a empresa procedeu ao recolhimento de aproximadamente 3,4 milhões de cópias do filme, alegando que essa ação era necessária para “cumprir nossa promessa de que as famílias podem confiar na marca Disney para oferecer o melhor em entretenimento familiar”.
Enquanto inúmeros rumores sobre palavras e imagens controversas ocultas em filmes animados da Disney são comuns e geram teorias, neste caso, ao contrário dessas especulações, é inegável que as imagens foram inseridas no filme de forma deliberada e proposital.
No entanto, esse caso provocou divisões de opinião entre o público. Pois, ao contrário de outros casos, a presença dessa imagem não recebeu grande atenção até que a própria Disney se manifestasse publicamente a respeito.
A grande questão é que era necessário ter conhecimento da presença dessas imagens para conseguir pausar o filme e visualizá-las. Caso contrário, elas passariam despercebidas, dada a brevidade do quadro em que aparecem.
Isso levanta a teoria de por que a Disney fez um anúncio tão significativo naquela época. Alguns especulam que tudo não passou de uma estratégia da empresa.
Já que uma das maneiras mais eficazes de impulsionar as vendas de um filme com desempenho financeiro fraco é anunciar um recall devido à presença de “imagens questionáveis”.