Autocrítica: Capcom admite falhas em 'Street Fighter 5'
Estúdio fez publicação na internet para relembrar o título e mencionou os erros do lançamento. Ainda assim, o jogo vendeu mais de 6,6 milhões de cópias.
O jogo ‘Street Fighter 5’ completou oito anos desde o lançamento, e a comemoração da Capcom, criadora do game, foi um tanto quanto inusitada.
Em vez de celebrar e homenagear o título, a companhia japonesa, simplesmente, aceitou as críticas e reconheceu as falhas cometidas nele.
A desenvolvedora fez uma publicação no Twitter, na qual relembra o jogo e, ao mesmo tempo, pede desculpas.
Depois de todo esse tempo, a Capcom apontou a pertinência das críticas recebidas, na época, e lamentou as falhas apresentadas no game.
O estúdio mencionou especificamente problemas de conectividade dos servidores e falta de conteúdo após o lançamento. Ele sugeriu ainda a identificação de outras questões negativas, ao longo do tempo.
“Lamentamos muito pelo conteúdo que não atendeu às expectativas de muitos de vocês“, diz o texto publicado em japonês.
Jogo de luta mais vendido
Jogo ‘Street Fighter 5’ completou oito anos de lançamento – Foto: Capcom/Reprodução
O tom de crítica prevaleceu, mas a Capcom pontuou também que fez questão de corrigir alguns elementos e buscar melhorias que surtiram efeito.
Apesar disso tudo, vale destacar que ‘Street Fighter 5’, é o jogo de luta mais vendido da história da empresa. Foram mais de 6,6 milhões de cópias comercializadas.
Ao final do ciclo do game, ele tinha 45 personagens jogáveis. O último deles era Luke, que apareceu para marcar a transição para o próximo título da franquia.
A Capcom lembrou ainda que adicionou novos sistemas de jogabilidade e recursos táticos, como o V-Skill, o V-Trigger II e o V-Shift.
Críticas foram importantes para o ‘Street Fighter 6’
Todo esse contexto foi benéfico para a criação da continuação, ‘Street Fighter 6’, pois as críticas serviram como uma forma de aprendizado para a Capcom.
“Da metade até o fim do jogo, a equipe de desenvolvimento de ‘Street Fighter 5’ fez muita autorreflexão e trabalhou duro para resolver os problemas o quanto antes. (…) Acima de tudo, o ponto mais importante foi que conseguimos aplicar esta reflexão ao ‘Street Fighter 6’“, diz a mensagem.
O sexto título da franquia foi lançado em junho do ano passado, e com algumas diferenças importantes em relação ao anterior.
Entre elas, estão uma tela de seleção mais detalhada e modos que ampliam a experiência de jogo, como o World Tour.
Entre junho e janeiro deste ano, a sexta edição do game chegou a 3 milhões de cópias vendidas. Confira o trailer abaixo: