Polêmica: famosa personagem de 'Street Fighter' lidera buscas no PornHub

Apesar dos esforços para reduzir a sexualização, personagens femininas ainda são alvo de buscas no site. Fato destaca o desafio que a objetificação no mundo dos games representa.

O debate sobre a representação feminina nos videogames ganha destaque com a revelação de que Chun-Li, icônica lutadora de ‘Street Fighter’, liderou as buscas no site adulto PornHub em 2023, segundo dados fornecidos pela própria plataforma.

Essa constatação, apesar dos esforços recentes da indústria para mitigar a hipersexualização das personagens, ressalta a persistência desse fenômeno.

Chun-Li e sua persistente sexualização

Embora tenha adotado um visual menos apelativo em ‘Street Fighter 6‘, a história da personagem nos jogos mais antigos ainda influencia a forma como é percebida, especialmente pelo público masculino.

Personagem de ‘Street Fighter’ é a mais busca em site de conteúdo adulto – Imagem: Capcom/Reprodução

A presença da lutadora no ranking do PornHub, à frente de outras figuras como Tifa (‘Final Fantasy 7 Remake’) e Lara Croft (‘Tomb Raider‘), ilustra a complexidade desse problema na indústria dos games.

Os dados revelam uma tendência marcante, onde personagens masculinos, como Sonic e Mario, representam uma parcela ínfima nas buscas, enquanto a predominância das buscas femininas persiste.

Essa realidade, incluindo a procura por ‘nude mods’ e modificações de personagens femininas, sugere uma objetificação contínua dessas figuras e uma distorção dos corpos para um padrão irreal.

A busca por conteúdo adulto associado aos videogames não apenas reflete a persistência da objetificação, mas também levanta incidentes em plataformas de streaming.

O incidente envolvendo um torneio de ‘Street Fighter 6’ na Twitch, que inadvertidamente transmitiu uma luta com Chun-Li nua devido a um mod, é apenas um exemplo recente das complexidades e desafios enfrentados nesse espaço.

Histórico e desafios contínuos

A longa história da representação feminina nos jogos, desde a era das “donzelas em perigo” até a sexualização exacerbada, destaca um padrão enraizado na indústria.

Apesar dos esforços para mudar essa narrativa, os corpos hipersexualizados continuam sendo um ponto de atração para muitos jogadores, demonstrando que a mudança de paradigmas demandará tempo e esforço.

O desafio de alterar a representação das personagens femininas nos jogos permanece como um ponto crítico para a indústria, à medida que continua a enfrentar a perpetuação de estereótipos e padrões estabelecidos ao longo de décadas.

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