INÉDITO: Minerais alienígenas são encontrados por pesquisadores

Novos minerais foram coletados enquanto cientistas canadenses realizavam estudo em meteorito que caiu na Somália. Saiba mais!

No ano de 2020, no território da Somália, constatou-se que um meteorito havia caído. Especialistas compartilharam que o pedaço de rocha possuía 15 toneladas.

Recentemente, após dois anos do ocorrido, pesquisadores canadenses decidiram realizar pesquisas acerca do objeto. Diante dessa tentativa de análise, descobriram dois tipos de minerais “alienígenas“, em outras palavras, minerais que nunca foram vistos em solo terrestre.

Quando houve a revelação dessa incrível notícia, os pesquisadores nomearam os minérios como elaliite e elkinstantonite em homenagem ao local da queda do meteorito.

Contudo, as novidades não cessam por aqui, pois há um terceiro mineral que ainda não passou por todo o processo de análise atualmente.

A descoberta

Quem deu início à pesquisa se chama Chris Herd. Ele trabalha como professor da Universidade de Alberta. Em sua declaração sobre o momento da descoberta, alegou que, enquanto realizava a análise, encontrou algumas coisas fora do comum.

Como ele não estava sozinho, pediu auxílio ao seu colega de trabalho Andrew Locock. Algum tempo depois, ambos constataram que ali havia dois novos minerais nunca antes encontrados na Terra.

Após a descoberta, Locock teve a oportunidade de conceder entrevista ao jornal britânico The Guardian, no qual compartilhou mais alguns detalhes sobre o primeiro dia de análises, como quando afirmou ao colega Herd:

“Você tem aqui ao menos dois novos minerais.”

Conforme informações, os minerais mais parecidos com elaliite e elkinstantonite foram desenvolvidos de forma sintética em laboratório em meados dos anos 1980.

Porém, Herd alegou que, fora esse momento, nunca haviam visto nada parecido na natureza.

Confira a fala do professor:

“Eu nunca imaginei que estaria envolvido em descobrir novos minerais apenas pelo fato de estar trabalhando com meteoritos.”

Em seu entendimento, esse pode ser um grande passo, uma vez que ajudará a ciência a compreender qual é o verdadeiro funcionamento do “laboratório da natureza”.

Agora, no que se refere ao terceiro mineral, no momento não há mais informações. Aguarde e confira as próximas novidades a respeito do assunto aqui, em nosso site.

você pode gostar também