Até os colecionadores sentem vergonha delas: 4 moedas mais feias que já existiram no Brasil
Algumas moedas brasileiras comemorativas ficaram muito famosas ao longo dos anos por um motivo inusitado: o fato de serem consideradas feias em razão de sua cunhagem ou mesmo de imagens distorcidas.
Colecionar moedas é um hobby bem conhecido ao redor do mundo. As coleções são compostas por moedas raras, especiais e algumas muito bonitas.
Entretanto, existem muitas moedas bem feias que até os colecionadores não entendem como elas já foram consideradas belas em alguma época.
A seguir, você conhece quatro das moedas mais feias que já existiram na história do Brasil.
Em suas edições comemorativas, a Casa da Moeda brasileira cunhou algumas moedas bem feias – Imagem: Tacio Phillip/Canva Pro
1. Moeda dos 50 anos da Declaração dos Direitos Humanos
Apesar de ser considerada uma das moedas mais feias de todos os tempos, essa também é uma das mais caras para colecionadores no Brasil, chegando a custar mais de mil reais.
O problema dessa moeda feia de um real é o desenho infantil que foi realizado nela, que, além de feio, é bem desproporcional e não agrada aos olhos.
Moeda comemorativa da Revolução Federalista – Imagem: Antiquário Moedas/Reprodução
2. Dois mil-réis de 1939
Essa moeda comemorativa dos 10 anos da Revolução Federalista, um conflito que aconteceu na região Sul do Brasil, marcou uma figura no país: Floriano Peixoto, que mais tarde influenciou o nome da cidade Florianópolis.
A moeda traz seu nome e sua imagem no lado considerado como coroa.
O problema dessa moeda feia é a qualidade ruim da imagem de Floriano; isso ocorre porque, mesmo com uma tecnologia não tão avançada, outras moedas bem bonitas já haviam sido produzidas no país.
Hoje, é possível adquirir um exemplar dessa moeda por cerca de R$ 200.
Moeda comemorativa 200 anos de independência – Imagem: Banco Central/Reprodução
3. Moeda de 200 anos de independência do Brasil
Normalmente, espera-se que as moedas comemorativas de datas tão importantes passem por uma curadoria de design rigorosa para serem as mais bonitas possíveis.
Em 2022, duas moedas foram lançadas para quem quisesse colecionar artefatos comemorativos dos 200 anos de independência do Brasil.
Foram lançadas duas moedas, uma delas inclusive com a ilustração do grito de independência em um lado da moeda. Do outro lado, ambas traziam um trecho do hino nacional.
Essas moedas precisavam ser compradas diretamente na Casa da Moeda e uma delas chegou a custar R$ 420, o que desagradou muitos colecionadores.
Moeda comemorativa 150 anos de independência – Imagem: CNN Brasil/Reprodução
4. Moeda celebrando os 150 anos de independência
Essa moeda é muito discutida até hoje por conta das escolhas ruins feitas em sua produção. Além de inovar no desenho em perfil, o ano da moeda (1972) foi registrado de maneira muito incomum.
Em vez de colocar o número em alto relevo, o seu entorno que foi destacado, o que é conhecido como cunhagem em negativo.
Ela não é só uma moeda feia, mas também de difícil leitura, especialmente para idosos.