Atari: desenvolvedora de jogos clássicos incorpora toque de modernidade em seus novos games
Atari investe em modernidade em seus jogos para se reinventar no mercado, mas não abre mão do aspecto retrô de seus games.
No cenário dinâmico da indústria de jogos eletrônicos, poucas marcas conseguiram conquistar um lugar tão icônico e atemporal quanto a Atari. Com primórdios que remontam à década de 1970, a empresa revolucionou a forma como as pessoas interagiam com os games, tornando-se sinônimo de nostalgia para gerações inteiras.
No entanto, a verdadeira grandeza da Atari não reside apenas em seu passado glorioso, mas também em sua habilidade excepcional de se reinventar e permanecer relevante ao longo do tempo.
Mesmo em uma era dominada pela tecnologia de ponta, a desenvolvedora de jogos tem surpreendido ao preservar o apelo retrô que a consagrou, ao mesmo tempo em que abraça as inovações.
Atari busca se reinventar, mas manter o aspecto retrô que conquistou o público
Imagem: Adrenaline/Reprodução
Entre as décadas de 1980 e 1990, a Atari experimentou um enorme sucesso que a consagrou como uma das principais referências da indústria de videogames. Agora, a empresa busca de reinventar para alcançar o público atual, mas mantendo o aspecto retrô amado por seus usuários fieis.
“A Atari é uma marca com uma profunda conexão através das gerações […] Para muitos, ela é cheia de nostalgia. Só de ver o logo do monte Fugi, já são levados de volta para as suas infâncias. É um sinônimo da cultura dos videogames”, disse Ethan Stearns, vice-presidente de publicação da Atari, em entrevista ao Game On.
A equipe da companhia está empenhada em preservar o seu legado e mantê-la relevante no mercado atual. Para alcançar esse objetivo, ela modernizará as experiências de jogos, como o próximo lançamento, “Haunted House”.
O novo jogo foi apresentado durante o BIG Festival, um evento de jogos realizado em São Paulo no início de julho.
“Nós estamos em um novo momento na companhia, que é sobre games e inovação. Esse é o espírito da Atari. Jogos como ‘Haunted House’ e ‘Quantum: Recharged’ são exemplos dessa visão”, destacou o executivo.
Ainda segundo Stearns, os desenvolvedores dos games atuam para reimaginar clássicos e trazê-los ao público com uma nova roupagem, mas sem perder a essência.
Imagem: Atari/Divulgação
O novo “Haunted House” traz salas geradas aleatoriamente e encontros com inimigos que proporcionam diversão e surpresa, mantendo a jogabilidade furtiva característica do jogo original da Atari.
O lançamento está previsto ainda para este ano e o título estará disponível para várias plataformas, incluindo PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X/S e o console Atari VCS, que oferece alta definição e suporte para jogos, aplicativos de streaming e outros programas.