As Marthas: nas HQs o Batman e o Superman também têm mães de nome igual?

Martha Kent e Martha Wayne marcaram as vidas de seus filhos de forma irreversível. Saiba mais sobre essas mulheres e mães.

Batman e Superman são dois super-heróis amplamente conhecidos e amados pelo público, e ambas as trajetórias foram fortemente influenciadas pelas genitoras de cada um.

Porém, enquanto Clark teve uma infância amorosa ao lado da mãe, Bruce teve sua mãe tirada dele junto do pai, quando ele tinha apenas oito anos.

Apesar das realidades serem bem diferentes, é inegável que as duas mulheres influenciaram muito no destino que seus filhos tomariam no futuro.

Inclusive, um dos melhores momentos do filme ‘Batman vs Superman: A Origem da Justiça’ ocorre quando o Homem de Aço é atacado pelo Homem-Morcego e implora para que ele pare, dizendo:

“Salve a Martha”

Nessa hora, o Cavaleiro das Trevas se mostra confuso, uma vez que este também era o nome da sua mãe no longa. Mas isso também ocorre nos quadrinhos? Veja a seguir.

Como surgiu o nome das mães de Batman e Superman?

Mãe de Superman com sua família à esquerda; mãe de Batman, à direita – Imagem: DC Comics/Reprodução

Segundo fontes oficiais, Martha trata-se de um nome extremamente comum nos Estados Unidos durante a década de 1950. Contudo, a mãe adotiva do Superman já foi chamada de Sarah e Mary.

Com o passar do tempo, Batman e Superman começaram a aparecer mais vezes juntos nas HQs, e na mesma época as mães de ambos tiveram os nomes unificados.

Muitos acreditam que os escritores da época fizeram isso para ser um pequeno easter egg, mas como eles já morreram, não podemos confirmar se essa informação procede ou não.

Mas é fato que tal semelhança entre dois heróis tão diferentes já gerou ótimas piadas de primeiro de abril para a DC Comics.

Alguns anos atrás, a companhia publicou uma história em que Martha Wayne era o alvo de uma máfia na noite em que Bruce perdeu os pais, porém, ela sai viva do incidente.

Temendo por sua vida, a mulher entrega a guarda do filho para o mordomo Alfred e entra para um serviço de proteção de testemunhas.

A agora viúva é enviada para Smallville, no Kansas, onde conhece o fazendeiro Jonathan Kent e se casa com ele, encontrando posteriormente uma nave espacial com um bebê dentro.

Logo, ela adota o pequeno que futuramente se tornaria o Superman, fazendo com que ele e Batman fossem irmãos.

As informações estavam nos perfis oficiais dos heróis, mas foram retiradas há algum tempo, mostrando que aquilo não passou de uma piada de primeiro de abril, apesar de alguns leitores tratarem esse evento como canônico de forma errônea.

você pode gostar também