Representatividade: artista recria a Família Addams com personagens negros
O trabalho do artista Dez Wilson inspirou pessoas que se dizem representadas e inspiradas pelas suas artes.
Depois da estreia de “Wandinha“, uma série da Netflix que apresenta o cotidiano “sombrio” da irônica adolescente que faz parte da Família Addams, a personagem acabou se tornando um dos assuntos mais comentados na internet nas últimas semanas.
Com toda a repercussão da estreia do seriado famoso, o artista americano Dez Wilson parou a internet ao publicar um incrível trabalho recriando a Família Addams com personagens negros.
Na história original de Charles Addams, a família é latina, algo que muitas pessoas que acompanharam as versões anteriores e assistiram à série, que atualmente está na Netflix, não imaginam.
Veja abaixo como ficou o trabalho:
“Recriar personagens foi uma das coisas que a arte alcançou e que me deixa muito feliz em ajudar a incentivar as pessoas dessa forma“, disse o artista em uma entrevista de televisão.
O artista Dez Wilson revelou que muito procurado por vários artistas, que relataram que se sentiram inspirados ao verem o trabalho dele.
Dez também trabalha como diretor de criação, fotógrafo, diretor de fotografia e músico. Ele realmente é “dez”!
O resultado que impactou as pessoas na internet é projetado com uma combinação de software com inteligência artificial e Photoshop.
“Isso deveria se tornar filme. Vibrações afrocêntricas góticas. Isso é incrível!”, exclamou um internauta comentando uma das publicações.
“Isso ficou muito lindo. É maravilhoso como ver isso”, respondeu outro usuário no Instagram.
Mas a ideia de realizar a releitura também surgiu pelo fato de que Burton é muito criticado pela sua falta de diversidade e representatividade nos elencos de suas produções. Isso ocorre tanto nos filmes como nos desenhos.
Quando lançou, em 2016, “O Lar das Crianças Peculiares”, o diretor foi questionado pelo site Bustle por escalar o primeiro ator negro (Samuel L. Jackson) depois de tantos anos e, ainda, para interpretar o papel de vilão.
Mesmo o personagem sendo o protagonista da história, as críticas continuaram.
Ao site WVTM13, Dez Wilson informou que sua arte é sobre imaginar como seria a série famosa icônico com uma perspectiva negra. E ainda ressaltou que a inteligência artificial avançou, mas a tecnologia tem excluído as pessoas negras.
“Isso tem sido muito inspirador”, acrescentou. “Tenho recebido muitos feedbacks positivos, as pessoas se dizem inspiradas e encantadas trabalho e que nunca imaginaram ver a Família Addams como negra. Que a minha arte possa motivar as pessoas”, completou o artista.