Japão: arqueólogos encontram espada de mais de 2 metros em túmulo
Uma espada de ferro foi encontrada dentro de um antigo túmulo no Japão. A ferramenta tem 2,28 metros e está sendo estudada.
Arqueólogos japoneses fizeram novas descobertas recentemente. Foi encontrada, em um túmulo na cidade de Nara, no Japão, uma espada com mais de 2 metros. Além disso, também foi encontrado um espelho de bronze de 63,5cm e mais de 5kg.
Os profissionais que encontraram as peças acreditam que elas foram colocadas ali para proteger uma pessoa muito importante de maus espíritos. Conhecida como espada Dako, acredita-se que a peça nunca foi usada, devido ao seu tamanho de 2,28 metros. O objeto seria especificamente para a proteção pós-vida, como muitas crenças religiosas levam a acreditar.
As peças foram encontradas pelos arqueólogos enquanto eles escavavam o túmulo Tomio Maruyama, que tem mais de 1.600 anos. As descobertas ocorreram em novembro de 2022, mas só foram reveladas agora.
Na imagem, podemos ver um raio X mostrando o tamanho da espada que foi encontrada. As novidades foram confirmadas para a imprensa no dia 25 de janeiro.
Segundo Riku Murase, arqueólogo do Centro de Pesquisa Arqueológica de Nara, a espada chamou a atenção de toda a equipe que participava da escavação. O motivo? É que ela é muito maior do que qualquer outra espada já encontrada no Japão.
Mais sobre túmulos antigos do Japão
Todas as informações extraídas das pesquisas são importantes para entender ainda mais a história dos antepassados japoneses. Essas novas descobertas, por exemplo, entregam mais informações sobre o período Kofun, do ano 300 até o ano 710.
Ele recebeu esse nome por conta da quantidade de túmulos que foram encontrados. No Japão, os túmulos são conhecidos como Kofun. Esses espaços costumavam ser grandes e imponentes, sendo utilizados para enterrar membros da elite japonesa.
E não para por aí, porque existem mais de 160 mil túmulos do período Kofun no Japão. Esse em específico, onde foram encontrados o espelho e a espada, se destacou por ser ainda maior do que os comumente encontrados. Os pesquisadores acreditam que ele foi construído para alguma pessoa muito influente que apoiou o governo da época.
Além disso, a pessoa que foi enterrada nesse túmulo pode estar ligada a assuntos ritualísticos e militares, mas isso é impossível de se descobrir. Isso porque existe um caixão dentro do túmulo, mas não há nada dentro dele.