Tecnologia biométrica é aplicada em trava de arma de fogo; entenda como ela funciona

Desenvolvedores desse modelo uniram biometria e reconhecimento facial a fim de reduzir acidentes envolvendo armas de fogo.

Desde que as primeiras armas à base de pólvora surgiram, séculos atrás, essa ferramenta até então inédita de combate evoluiu em diversos aspectos, desde a composição da sua munição aos tamanhos, além de outras terem sido criadas em diferentes variedades.

Nesse sentido, com o avanço cada vez maior da tecnologia, tais artigos apresentariam novas perspectivas para quem faz seu uso frequente. Um exemplo disso é o desenvolvimento recente de uma arma com biometria.

Tecnologia de reconhecimento em armas

Você certamente já ouviu falar ou utiliza o serviço de reconhecimento facial e biometria em celulares e outros aparelhos eletrônicos. Porém, agora, imagine esse serviço em armas. Isso mesmo!

Os Estados Unidos são um país conhecido tanto pela pluralidade dos tipos de armas desenvolvidos como pela facilidade ao acesso delas pela população.

Recentemente, alguns pesquisadores criaram a Biofire Smart Gun. Essa arma, ainda disponível por encomenda, custa aproximadamente R$ 7.300 e apresenta um grande diferencial: o sistema Guardian Biometric Engine.

arma com biometria
Fonte: Reprodução

Esse equipamento é o primeiro do mundo que possui a trava ativa por biometria e por reconhecimento facial. Esse modo de segurança garante aos proprietários que os seus equipamentos não serão utilizados de forma indevida por outras pessoas.

O serviço funciona através da integração entre os dados coletados da impressão digital e luzes infravermelhas que avaliam a identidade da pessoa que está manipulando a arma.

Algo que garante ainda mais segurança é que não existe nenhum tipo de rede integrada ao sistema, como, por exemplo, Wi0Fi ou GPS, o que possibilitaria a coleta dos dados por criminosos.

Assim, ela funciona por meio de uma bateria com alta potência e duração, composta por íons de lítio. A troca da fonte de carga só é necessária após alguns meses, e quanto ao uso diário, o tempo de funcionamento dela é longo.

De acordo com os desenvolvedores, foram aplicadas técnicas de engenharia que permitem uma grande precisão na leitura da arma com biometria.

EM suma, os criadores afirmam que essa segurança pode ajudar a reduzir os casos de acidentes com armas de fogo, principalmente com o público infantil.

você pode gostar também