Após anos de espera, ‘Counter-Strike 2’ está finalmente entre nós!
Um dos maiores jogos do mundo e o percursor dos eSports, 'CS' sempre foi um grande sucesso entre os gamers. Agora, sua nova forma chegou!
Um dos principais responsáveis pela criação do que hoje conhecemos como eSports foi o “Counter-Strike”. Mesmo que você não seja uma pessoa focada no mundo dos games, sem dúvida, em algum momento, já ouviu alguém falar sobre o “CS”.
Com mais de vinte anos de história, esse jogo não é apenas o responsável pela criação dos eSports. Também é o responsável pela popularização das lan houses no início dos anos 2000. Isso aconteceu porque o game foi projetado para que pudesse ser jogado em “lan”, ou seja, em computadores na mesma rede.
Sendo assim, grupos de jovens se juntavam para passar horas jogando em lan houses, criando os “times”. Com o passar dos anos, logicamente, o game precisava evoluir junto à tecnologia e isso deu aos fãs o “Counter-Strike: Global Offensive”, o popular “CS:GO”.
As barreiras quebradas pelo ‘CS’
Conforme dissemos, o “CS” foi um dos jogos responsáveis pela criação de torneios que rapidamente tornaram-se gigantes, envolvendo diversos jogadores e muitos espectadores.
Isso acabou chamando a atenção de outros jogos competitivos, como “League of Legends“, para a criação de suas próprias competições públicas. Assim, com todos esses jogos fazendo seus próprios torneios, surgiu uma nova categoria de esporte, os eSports.
É lógico que, com a evolução da comunidade gamer, os diversos tipos de jogos e novas tecnologias que surgiram apenas aumentaram ainda mais esse campo. Agora, o mercado dos jogos é um dos mais lucrativos do mundo, com diversas lojas e desenvolvedoras.
Após anos de espera, apesar de todas as versões e evoluções que já aconteceram no “CS” original, finalmente será lançado o título “Counter-Strike 2”. E ao contrário de certo jogo da Blizzard, o “CS2” de fato traz muitas novidades para o jogo original, fora, é claro, as melhorias visuais.
A Valve, desenvolvedora do jogo, publicou três vídeos em sua página oficial, os quais apresentam melhorias visuais nos mapas, maior precisão nos controles e mudança na física das “smokes”.
Mudanças no ‘Counter-Strike 2’
Visual
Quanto à mudança visual, conforme é explicado no vídeo abaixo, a mudança não vai alterar as estruturas, apenas o seu visual. Segundo a Valve, mapas antigos permaneceram com os mesmos locais e itens no espaço, aprimorando apenas a iluminação e texturas.
Há também novos mapas que utilizam o Source 2 para calcular a presença e a composição de luzes no cenário, além de reflexos e objetos.
Precisão
Já em relação ao aprimoramento mais esperado, agora, cada clique terá uma taxa de precisão nunca vista antes. Isso porque, de acordo com a Valve, o “CS:GO” antes calculava o momento do clique em ticks que eram separados por um cálculo métrico.
Sendo assim, basicamente, caso você clicasse no mouse para disparar entre a contagem de 1 para 2, o jogo tinha que esperar a contagem alcançar o 2 para fazer o disparo. Agora, essa métrica não existe mais, pois eles implementaram um sistema de subticks.
Portanto, no momento que você clicar para disparar, digamos que seja na contagem 1,25, o jogo não precisa esperar a próxima contagem para disparar, ele vai realizar o disparo ali mesmo. No vídeo abaixo, essa explicação é demonstrada visualmente, facilitando a compreensão:
Smokes
Por fim, a outra grande mudança apresentada é quanto às famosas “smokes”, que são granadas de fumaça. O que acontece é que, antes, as granadas de fumaça eram apenas objetos visuais, sem interação com o ambiente.
Agora, os desenvolvedores modificaram para que elas sejam objetos 3D presentes no espaço. Portanto, elas interagem com o ambiente a sua volta, preenchendo espaços vazios e sendo impedidas por objetos que já preenchem o ambiente.
Sendo assim, se objetos que estejam no espaço as influenciam, então tiros abrem “buracos” na fumaça, revelando o que há do outro lado. Além disso, caso utilize uma granada, a explosão vai revelar muito do espaço antes ocupado pela fumaça.
Sendo assim, essas e algumas outras modificações feitas pela equipe para o novo jogo vão modificar muito a experiência dos jogadores. Isso deixará o jogo mais imersivo e realista, modificando as estratégias para superar o time inimigo.