E-sports no contexto mundial: governo da Índia oficializa modalidade virtual como esporte

A Índia aprova os e-sports como uma modalidade esportiva oficial no país. A aprovação foi feita pela presidente no final de 2022.

Com o crescimento dos jogos eletrônicos e sua rápida popularização, começaram a surgir torneios que unem diversos jogadores de todo o mundo, os e-sports (termo que define os esportes eletrônicos). Logicamente, para que seja possível produzir eventos com tamanha proporção, também é necessário que muito dinheiro esteja envolvido.

Isso se dá pela popularização dos videogames e evolução das tecnologias para criação de softwares e hardwares, além da captura de movimento, edição, renderização, dentre outras.

O mercado dos jogos evoluiu e se consolidou como um dos maiores do mundo, dessa forma, possuindo capital suficiente para torneios e premiações que fazem igualdade a esportes de grande influência.

Partindo disso, os governos começaram a dar mais atenção para os e-sports que surgem anualmente e unem milhares de pessoas e, consequentemente, há muito dinheiro envolvido.

Posto isso, alguns governos já passaram a compreender os torneios de e-sports e considerá-los enquanto parte de sua cultura local. O exemplo mais recente deste tipo de ação aconteceu na Índia, no dia 23 de dezembro de 2022, no qual os e-sports foram aprovados como “parte de eventos multiesportivos”.

Segundo o Esports Federation of India (ESFI), o International Olympic Committee (IOC) e a Olympic Council of Asia (OCA), a modalidade já havia sido incorporada aos eventos da OCA desde 2007, contudo, foi somente no ano de 2022 que a Índia reconheceu a modalidade como parte integrante dos esportes oficiais no país.

Além disso, a associação também comenta que o presidente Francês Emmanuel Macron fez uma declaração pública sobre sua intenção de incluir os e-sports enquanto uma modalidade olímpica nas Olimpíadas de Paris em 2024.

A inclusão do e-sports como parte dos esportes oficiais da Índia foi feita pela presidente Droupadi Murmu, que atribuiu os e-sports como parte integrante de dois ministérios, sendo eles, o ministério dos Esportes e o ministério de Eletrônicos e Tecnologias da Informação.

Ainda segundo informações da ESFI, nos South East Asian Games os e-sports já haviam sido modalidades premiadas com medalhas nos anos de 2019, 2021 e 2022. Ou seja, a aprovação dos e-sports na Índia vem sendo trabalhada a alguns anos e somente no final do ano de 2022 que obteve sua aprovação.

Esse é um marco para os profissionais desta modalidade esportiva, bem como para o esporte e para todos que acompanham este mercado em crescimento e os torneios de seus jogos favoritos.

Polêmica no Brasil envolvendo os e-sports 

Contudo, o Brasil ainda caminha a passos lentos para a compreensão dos e-sports quanto a modalidade esportiva que é. Como pode ser visto recentemente com o comentário da Ministra Ana Moser, a qual declarou:

“A meu ver, o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Você se diverte jogando videogame, você se divertiu.”

Além disso, também declarou:

“Mas o pessoal treina para fazer? Treina, assim como o artista. Eu falei esses dias, assim como a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é atleta da música. Ela é simplesmente uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível, ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, ela não é aberta, como o esporte.”

Para os fãs e profissionais do esporte, a afirmação da ministra é nada mais que um insulto, ao declarar, que não há imprevisibilidade.

Para aqueles que gostariam de se informar mais sobre o assunto, recomendamos o site da Confederação Brasileira de E-Sports (CBeS), o qual dispõe, para além de notícias sobre os e-sports, também informações históricas, legislativas e de contextualização.

Em complemento a essa pesquisa, é importante informar que o Brasil é o terceiro maior em público nos eventos de e-sports, ficando atrás apenas da China e EUA.

Sendo assim, caso o Brasil invista nos e-sports e tome como exemplo o marco legislativo indiano de torná-lo um esporte oficial, o país poderá se beneficiar ao tornar oficial as competições e eventos esportivos do mundo dos games.

Por fim, resta saber se o presidente francês conseguirá cumprir sua intenção de colocá-los na lista de esportes das olimpíadas, o que acabaria aprovando sua característica como esporte em outros países.

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