Ano Novo Chinês: qual é o significado do dragão na cultura chinesa?
Saiba tudo sobre a fascinante história por trás do Ano Novo Chinês, além de descobrir a importância cultural do dragão na tradição chinesa, animal que dominará 2024.
O Festival da Primavera, conhecido como Ano Novo Chinês, representa uma das celebrações mais significativas e alegres da cultura chinesa.
Anualmente, milhões de pessoas em todo o mundo se reúnem para celebrar a chegada do novo ano lunar.
Durante essas festividades, uma das figuras mais importantes é o dragão, uma criatura mítica que possui um papel fundamental na rica tradição chinesa.
Os desfiles de dragões enchem as ruas com cores vibrantes e movimentos fluidos.
Qual é o significado do dragão na cultura chinesa?
O Ano Novo Chinês de 2024, também conhecido como o ano 4722 no calendário chinês, terá início no dia 10 de fevereiro. O animal que representará este ano será o dragão, uma figura especial na mitologia chinesa.
Segundo um artigo da Encyclopedia Britannica, uma plataforma de conhecimento e educação do Reino Unido, o dragão é um símbolo chinês de boa sorte.
Além disso, acrescenta-se que a população chinesa costuma ver o dragão como um símbolo de sorte e prosperidade.
Os antigos fazendeiros acreditavam que os dragões eram responsáveis por trazer a chuva tão necessária para suas plantações.
Já de acordo com um artigo da World History Encyclopedia (WHE) intitulado ‘O Dragão na China Antiga’ e publicado em 2017, o dragão não é visto como o monstro maligno dos mitos de outras culturas, nas quais geralmente é morto por uma figura heroica.
Na China, o dragão é considerado uma criatura justa e benevolente.
Desfiles de dragões: uma prática repleta de significado
Essa figura mítica desempenha um papel central nas festividades, simbolizando sorte, poder e renovação – Foto: Reprodução/Getty Imagens
Um dos momentos mais emocionantes do Ano Novo Chinês são os desfiles de dragões.
Essas enormes réplicas dançantes, manipuladas por grupos de pessoas, serpenteiam pelas ruas ao som da música tradicional chinesa.
“A dança do dragão destaca as comemorações do festival em muitas áreas. Essa procissão consiste em um dragão longo e colorido carregado pelas ruas por vários dançarinos”, diz o artigo da Britannica.
De acordo com a WHE, nas comunidades rurais:
“Havia uma dança do dragão para induzir a generosidade da criatura por meio da distribuição de chuva e uma procissão carregando uma grande figura de um dragão feita de papel ou tecido esticado sobre uma armação de madeira.”
Durante as festividades, as pessoas também caminham sobre palafitas e participam de corridas em ‘barcos de dragão’, que são embarcações semelhantes a canoas estilizadas no formato de dragões.
O Ano Novo Chinês é marcado por festividades animadas em toda a China. Nesse contexto, o dragão continua a ter um papel central, incorporando tradição, boa sorte e esperança no novo ciclo lunar.