Revelado o SEGREDO alimentar dos filósofos gregos; veja

O que os filósofos comiam para ter a mente tão brilhante? Descubra agora.

Muito mais do que o corpo, a nossa alimentação influencia diretamente no funcionamento da mente. Mas os filósofos da Grécia já sabiam disso, por isso mantinham uma dieta especial para preservar a mente da forma mais saudável possível, surgindo assim a alimentação dos filósofos, conhecida como Menu Aristotélico nos dias de hoje.

Uma das dietas mais saudáveis do mundo

A dieta mediterrânea compõe um conjunto de tradições, conhecimentos e práticas relacionados à cultura, à pesca, à pecuária, ao processo de produção e ao compartilhamento do alimento nos países que circundam o mar Mediterrâneo.

Isso tudo nos traz o porquê de ela ser uma das mais saudáveis do mundo. Há todo o cuidado na ingestão de comidas frescas e naturais, incluindo vinho e carne vermelha em pequenas quantidades.

Tal dieta é praticada desde a Grécia Antiga, constituindo um grande segredo dos filósofos gregos da época, já que esse era o segredo de suas mentes brilhantes. Hoje, como dissemos, ela recebe o nome de Menu Aristotélico.

Como funciona o Menu Aristotélico?

Criado pelo professor de gastronomia Giorgos Palisidis, o Menu Aristotélico tem como base fatos arqueológicos encontrados que indicavam o que os gregos utilizavam. Dessa forma, formaram-se os alimentos e ingredientes do norte da Grécia, o berço do grande filósofo Aristóteles.

Aristóteles foi um polímata e discípulo de Platão. Além disso, ainda hoje o conhecem como um dos pensadores mais influentes da história da civilização ocidental. No entanto, o que podemos fazer para ter um pouco dessa mente brilhante?

O segredo pode estar na comida também. De acordo com Aristóteles, o mundo se baseia em cinco elementos: terra, fogo, água, ar e éter. O quinto elemento da lista pode se comparar ao “umami”, muito conhecido atualmente.

Os outros quatro também foram discutidos pelo gastrônomo, onde “fogo” relaciona-se à gastronomia local; “ar” diz respeito a visitas a locais com uma vista bonita; “água”, com conhecimento dos segredos do antigo fundo do mar; e “terra” era o conhecimento de vinho, tsipouro e azeite de oliva.

você pode gostar também