Alerta! Metais tóxicos são encontrados em chocolates famosos
Pesquisadores realizam análises minuciosas para descobrir a veracidade dos fatos envolvendo um insumo muito consumido no país: o chocolate.
No Brasil, recentemente, tivemos o caso em que havia pedaços de vidro em chocolates. Agora, por meio da revista Consumer Reports, está se tornando famoso o caso de um grupo que está encontrando vários tipos de minerais em chocolates de marcas renomadas, inclusive no Brasil, como é o caso da Hershey’s.
O que mais preocupa os pesquisadores é o fato de esses pedaços conterem grande potencial de intoxicação em seres humanos. Por isso, é necessário esse alerta.
Cádmio e chumbo
Os estudos realizados identificaram a existência de dois elementos: cádmio e chumbo. O cádmio é um metal pesado. Em terras brasileiras, por exemplo, encontra-se em abundância. A descoberta do elemento aconteceu no início do século XIX.
Como é encontrado em abundância nos solos, os estudos chegaram à conclusão de que esse elemento se esconde dentro do cacau.
O chumbo, por sua vez, teve partículas encontradas na parte de fora do grão. Foi isso que fez os pesquisadores deduzirem que esse elemento entra em contato depois do processo de colheita.
Elementos perigosos para a saúde
De acordo com os estudos, sabemos que os elementos podem trazer sérios riscos à saúde das pessoas que consumirem esses chocolates.
A presença do chumbo é o que deve preocupar mais. Isso porque esse elemento é altamente cancerígeno, assim como pode afetar os pulmões e causar problemas no cérebro, sem falar de ser causa de pressão alta.
Os pesquisadores também estão preocupados com a quantidade de elementos que foram encontrados nas barras de chocolate.
Ou seja, após uma pessoa consumir diariamente cerca de 30 gramas de chocolate contaminado, ela será exposta a um grande perigo, conforme os alertas de organizações de saúde.
O estudo usou 28 barras de chocolate diferentes e apenas cinco delas não apresentaram índices perigosos de cádmio e chumbo.
Resumidamente, esse fato nos mostra que é possível que as empresas criem orientações para uma produção que posteriormente não prejudique a saúde do consumidor.
Chocolates perigosos
A revista também apresentou nomes de chocolates que precisam de atenção redobrada. Confira:
- Tony’s Chocolonely Dark Chocolate (70% cacau)
- Chocolate Amargo Lindt Excellence (85% cacau)
- Chocolove Extreme Chocolate Amargo (88% cacau)
- Chocolove Chocolate Amargo Forte (70% cacau)
Por fim, as pesquisam nos alertam sobre o seguinte:
“Mudar os alimentos que você come pode ajudar a evitar o consumo excessivo de metais pesados de outras fontes. Uvas, maçãs, chá verde e alguns outros alimentos saudáveis são os alimentos que podem ser consumidos sem se preocupar com intoxicação.”