Justiça determina: Alec Baldwin é acusado de homicídio culposo por morte no set de ‘Rust’
Em janeiro deste ano, quase dois anos após o acidente, o ator Alec Baldwin e a armeira responsável foram acusados de homicídio culposo nos EUA.
Em outubro de 2021, um acidente que ocasionou a morte de uma pessoa em um set de filmagens chocou o mundo, em grande parte por envolver um ator conhecido da indústria de cinema, Alec Baldwin.
O ator possui em sua filmografia uma grande quantidade de sucessos, como “Para Sempre Alice”, “Missão: Impossível – Efeito Fallout”, dentre outros.
Sendo assim, a notícia de que o ator havia disparado contra uma pessoa pegou muitos de surpresa. O acidente aconteceu no set de filmagem do filme “Rust”, com gravação no estado do Novo México, Estados Unidos.
Durante as filmagens que envolviam armas de fogo, o ator teria disparado acidentalmente em direção à diretora de arte e fotografia Halyna Hutchins.
A diretora foi imediatamente atendida e encaminhada para um hospital, contudo, não sobreviveu ao ferimento. Isso levantou uma grande repercussão na mídia sobre a utilização de armas de fogo em filmagens. Como de costume, a arma não deveria estar carregada com munição verdadeira, devendo estar descarregada ou com munição de festim, que apenas emite a luz do disparo.
Entretanto, por algum motivo aquela arma estava carregada, o que deveria ter sido averiguado previamente pela responsável pelas armas presentes no set, Hannah Gutierrez-Reed.
Repercussão do acidente
O processo de investigação do acidente e de julgamento dos acusados está ocorrendo há quase dois anos. Mas nos últimos dias houve a acusação formal pela promotora que cuida do processo. Na decisão, tanto o ator quanto a armeira receberam acusação de homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
No último dia 19 de janeiro, a promotora Mary Carmack-Altwies revelou a acusação dos réus realizada pela Promotoria Judicial do Novo México. Se a acusação for julgada como verdadeira pela Justiça do estado, o ator Alec Baldwin pode pegar até 1 ano e meio de prisão. Além disso, deve pagar uma multa de US$ 5 mil.
Contudo, por estar manipulando armas de fogo, mesmo que se tenha o conhecimento de ser uma filmagem, o descuido com o dispositivo pode ser considerado agravante, aumentando a pena para o ator.
Quanto à armeira Hannah Gutierrez-Reed, essa está condicionada à mesma pena do ator, porém, com a possibilidade de pena ainda maior por ser a profissional responsável pelo armamento presente no local.
A defesa da armeira ainda planeja lutar contra a decisão do júri, por considerar que tiraram “conclusões erradas” sobre o caso, segundo declaração.