Conheça Albertina, nova inteligência artificial que gera textos em português
Um novo ChatGPT em português será desenvolvido com base no primeiro módulo. Leia a matéria abaixo na íntegra para saber mais.
As inteligências artificiais (IA) dominarão o mundo? Essa questão é uma das que mais estão em evidência ultimamente diante do aprimoramentos das IA no mundo todo.
Embora exista um receio generalizado em relação às IA, especialmente devido a filmes de ficção científica distópicos, como “Matrix“, é importante destacar que essa nova ferramenta tem apresentado impactos bastante positivos em diversos aspectos.
As inteligências artificiais nos possibilitam ter acesso a respostas rápidas e acessíveis e ajudam na ampliação do conhecimento.
Nesse contexto, recentemente foi lançada a primeira IA que gera textos em português sobre qualquer tema.
Conheça Albertina, IA que gera textos em língua portuguesa
Essa nova IA recebeu o nome de Albertina por pesquisadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e da Faculdade de Engenharia da Universidade de Porto (FEUP).
O lançamento da Albertina aconteceu no último dia 15/5, e desde então houve 33 downloads. Contudo, esse é apenas o primeiro módulo da IA.
A previsão é de que, em julho, o projeto seja concluído como um segundo módulo conhecido como GPT-PT, que será disponibilizado gratuitamente. O desenvolvimento da Albertina teve como base os GPT da OpenAI, como o GPT 3.5 e, mais recentemente, o GPT 4.
Nesse sentido, projetos no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) receberam cerca de 35 milhões de euros, financiado pelo consórcio Accelerate.AI.
O principal objetivo do Accelerate.AI é desenvolver um codificador e decodificador. A Albertina atua como o codificador, enquanto o GPT-PT será o decodificador.
Os dois possuem a capacidade de desenvolver as mesmas tarefas. No entanto, a Albertina requer um treinamento mais intenso e especializado em diferentes temáticas.
Dessa maneira, a Albertina demanda mais treinamento por conta da sua rede neural possuir uma dimensão menor. O GPT-PT possui uma rede neural mais complexa, o que facilita a aprendizagem mais rápida, assim como a geração de dados mais veloz.