ChatGPT ganha corpo: OpenAI agora também investe em robôs

Novas possibilidades para a interação com robôs podem ser possíveis agora.

O ChatGPT é um modelo de linguagem de grande escala desenvolvido pela OpenAI. O programa é uma Inteligência Artificial (IA) que possui uma linguagem simples e de fácil interação, além disso, ainda consegue desenvolver textos coesos e coerentes em vários idiomas.

Há algum tempo, a tecnologia ChatGPT tem sido um importante avanço na área de IA e processamento de linguagem natural (PLN), revolucionando o que conhecemos como inteligência artificial.

A capacidade do chatbot de completar frases e prever palavras é um recurso fundamental que o torna ideal para diversas tarefas de PLN, como tradução automática, análise de sentimentos, reconhecimento de fala e muito mais.

A sua confiança e precisão têm inspirado várias outras empresas a tentar seguir os passos da OpenAI e desenvolver novos chatbots, na tentativa de alcançar a tecnologia líder de mercado. No entanto, enquanto essas empresas ainda estão em busca de melhorias, a desenvolvedora do ChatCPT já está muito mais avançada, consolidando-se como líder indiscutível e oferecendo alta qualidade.

Recentemente, a OpenAI anunciou que está começando a desenvolver robôs. Essa notícia abre novas possibilidades para o futuro da tecnologia, pois em breve poderemos conversar com o ChatGPT em “carne e osso”.

A alegria de dominar o ramo

A trajetória da OpenAI é longa e marcada por importantes avanços na área de inteligência artificial. Ao longo de vários anos, a empresa vem dedicando esforços e recursos para aprimorar seus modelos de linguagem, como o ChatGPT, que é um dos mais sofisticados e precisos da atualidade.

Em 2021, a companhia alcançou mais um marco importante em sua jornada com o desenvolvimento da primeira mão robótica capaz de solucionar um cubo mágico. Esse feito provou a capacidade da empresa de aplicar sua expertise em IA no desenvolvimento de tecnologias robóticas, abrindo novas possibilidades para o futuro da indústria.

Agora, a OpenAI está embarcando em um projeto ainda mais ambicioso chamado NEO, que prevê a criação de vários robôs humanoides. Esses robôs serão capazes de realizar tarefas complexas em ambientes diversos, incluindo hospitais, fábricas e outros locais de trabalho.

Claramente todos esses avanços deixam os envolvidos felizes, como Øyvind Børnich, CEO e fundador da 1X Bernt, empresa norueguesa de robótica, que disse estar “entusiasmado por ter a OpenAI liderando esta rodada, porque estamos alinhados em nossas missões: integrar cuidadosamente a tecnologia emergente na vida diária das pessoas.”.

Ele ainda completou dizendo: “com o apoio de nossos investidores, continuaremos a fazer avanços significativos no campo da robótica e aumentar o mercado de trabalho global.”

Sobre o robô

Segundo a empresa de robótica, o primeiro modelo do robô deverá ser apresentado no mês de junho. Você pode conferir o vídeo abaixo sobre como seria o novo robô:

você pode gostar também