Estudo intrigante revela que Nova York está afundando sob o próprio peso
Você imaginou que isso seria possível?
Você imagina que um local com muitas pessoas, praticamente uma vida inteira passando por ali, pode afundar? De acordo com um novo estudo, a cidade de Nova York está passando por um gradual afundamento.
Isso está acontecendo na famosa cidade, em parte, devido ao peso imponente dos arranha-céus que compõem a selva de concreto que a tornou tão icônica.
Os pesquisadores observaram que esse processo de afundamento torna a metrópole ainda mais abalável ao aumento do nível do mar e às consequentes inundações costeiras, agravadas pelas mudanças climáticas.
O que está acontecendo com Nova York?
De acordo com os geofísicos da US Geological Survey, a principal causa do afundamento em Nova York e em grande parte da costa leste é de origem tectônica. E infelizmente isso não pode ser interrompido.
Essa subsidência irá agravar o impacto do aumento do nível do mar decorrente do aquecimento global e do derretimento das calotas polares em todo o mundo.
Segundo a organização Sea Level Rise.org, os níveis de água ao redor de Nova York estão atualmente 22,8 centímetros mais altos do que em 1950. As projeções do governo da cidade indicam que as águas circundantes devem subir entre 20 centímetros e 76 centímetros até 2050.
Para reduzir os riscos, o estado está investindo bilhões de dólares na construção de diques, elevação de estradas e melhorias no sistema de drenagem. Contudo, as áreas mais baixas já enfrentaram os impactos fortes e devastadores de inundações causadas por tempestades, que estão vindo cada vez mais intensas.
O furacão Sandy em 2012, por exemplo, resultou na perda de mais de 40 vidas em Nova York, destruiu cerca de 300 residências e deixou dezenas de milhares de pessoas sem energia. Já o furacão Ida, em 2021, causou mais de uma dúzia de mortes na cidade, visto que muitas pessoas não puderam escapar de seus porões inundados.