Adesivo capaz de detectar precocemente insuficiência cardíaca é criado em Israel

O sensor capaz de salvar vidas foi testado em idosos de 68 anos, detectando a necessidade de internações com urgência.

Com o avanço da tecnologia, a inteligência artificial vem ganhando mais espaço no cotidiano das pessoas, principalmente na saúde. A nova ferramenta tecnológica tem o objetivo de ajudar a diminuir os casos de insuficiência cardíaca. Para isso, ela tem capacidade de prever o problema.

O objeto é um adesivo com um sensor que pode monitorar não só a frequência cardíaca, mas também a qualidade do sono, a postura do indivíduo, padrões respiratórios e até as atividades físicas. O aparelho envia informações para um aplicativo.

A invenção já foi testada pelos pesquisadores da University of Utah Health em 100 pacientes com 68 anos, durante três meses.

Com isso, o sistema alertou quanto à necessidade de internação em mais de 80% das vezes e com média de 10,4 dias de antecedência.

É importante as pessoas se atentarem ao problema, pois a insuficiência cardíaca já atingiu mais de 23 milhões de pessoas no mundo.

E, segundo o principal autor dos estudos, Joesf Stehlik, o sistema pode alertar as taxas de internação em aproximadamente 33%.

O estudo mostra que os pesquisadores podem ter a probabilidade de hospitalização por causa da insuficiência cardíaca antes mesmo que médicos e pacientes saibam. Para a saúde das pessoas, isso é um grande avanço.

“Ser capaz de detectar de antemão as alterações no coração com tempo suficiente para salvar vidas permitirá que os médicos iniciem os tratamentos de forma rápida e com grandes chances de boas recuperações”, conclui o pesquisador.

Segundo o Times of Israel, hoje em dia, a tecnologia procura ter o foco em pacientes que sofrem de miosite, uma condição que aumenta drasticamente o risco de insuficiência cardíaca.

O modelo de inteligência artificial recebeu atualização com os dados de exames de ECG e registros médicos de 89 pacientes com miosite entre 2000 e 2020.

O relatório afirmou que essa ferramenta pode entender padrões simples nos ECGs e prever a possibilidade de falhas cardíacas com antecedência.

“Muitos testes de ECG estão sendo realizados graças ao modelo de IA, que consegue ver detalhes que os médicos não iriam conseguir detectar e, assim, quem está em risco de insuficiência cardíaca terá rapidamente o atendimento médico”, disse Shelly.

você pode gostar também