ChatGPT: Tecnologia é utilizada pela primeira vez em redação de sentença na Colômbia

Uso da inteligência artificial levantou discussão sobre como ela pode auxiliar o sistema judiciário.

ChatGPT

Imagem: Reprodução

Já não é novidade que a Inteligência Artificial (IA) está mostrando cada vez mais sua capacidade de participação na sociedade. O assunto da vez, dentro desse universo, é o ChatGPT, desenvolvido pela empresa de tecnologia OpenAI. Ele é uma espécie de chatbot especializado em diálogos, que apresenta diferentes textos e informações de acordo com a demanda do usuário.

Dessa vez, a aplicação foi protagonista de uma polêmica quando um juiz a usou para a redação de uma sentença na Colômbia. O processo tratava-se da decisão de o tratamento médico de uma criança autista ser ou não coberto pelo seguro.

O juiz Juan Manuel Padilla, que atua na cidade de Cartagena, deu a sentença favorável à criança, que agora terá os custos médicos totalmente cobertos. Mas ele não parou por aí: fez o uso do ChatGPT para também perguntar a respeito da legislação.

De acordo com o jornal The Guardian, o juiz questionou ao bot se os menores autistas são isentos dos custos das terapias necessárias. A resposta foi:

“De acordo com a regulamentação da Colômbia, os menores diagnosticados com autismo estão isentos do pagamento de taxas por suas terapias.”

Tecnologia e judiciário

Imagem: Reprodução

A Colômbia saiu como inovadora no uso da tecnologia. Recentemente, o país sancionou uma lei que orienta advogados públicos a utilizar tecnologias que possam auxiliar no trabalho, tornando a atividade mais eficiente.

Padilla, juiz que protagonizou a polêmica, trouxe o uso da IA como algo muito positivo para melhorar o fluxo da Justiça colombiana, principalmente para redigir textos – como ocorreu na sentença. Ainda assim, falou sobre a necessidade de um juiz ter diferentes fontes para embasar suas decisões.

ChatGPT

Imagem: Reprodução

O ChatGPT é uma tecnologia de IA, com lançamento em 2022, e traz a possibilidade de conversação com o usuário, que consegue obter diferentes respostas rápidas e detalhadas por meio da aplicação. De acordo com a desenvolvedora, a startup estadunidense OpenAI:

“Treinamos um modelo chamado ChatGPT que interage de forma conversacional. O formato de diálogo permite que o ChatGPT responda a perguntas de acompanhamento, admita seus erros, conteste premissas incorretas e rejeite solicitações inadequadas.” 

você pode gostar também