OpenAI: instituição criará software que detecta textos escritos pelo ChatGPT

Professores reclamam sobre a utilidade que o ChatGPT possui entre os alunos.

Após o bloqueio do uso do chatbot da Inteligência Artificial (IA) ChatGPT no âmbito de ensino pelo departamento de educação de Nova York, nos Estados Unidos, a instituição OpenAI decidiu criar um software que vai auxiliar na detecção de textos gerados pela IA ChatGPT.

Software pode identificar até mesmo uma marca d’água

A startup OpenAI está recebendo pressão por parte dos professores norte-americanos. Isso porque descobriram que os alunos vêm utilizando a ferramenta para fazer as tarefas de casa. Portanto, demonstraram preocupação com relação aos modelos de linguagem oferecidos, que podem incentivar o plágio e a falta de honestidade no ambiente escolar.

Em nota, a OpenAI afirmou:

“Sempre pedimos transparência em relação ao uso de texto gerado por IA.”

Haja vista que a honestidade é algo incerto nas pessoas, a startup informou que promete trabalhar com alguns educadores especializados em soluções úteis. Além disso, deve buscar outras maneiras de beneficiar ambos os lados dessa história, ou seja: professores e alunos.

Com isso, sabe-se que tal auxílio poderá vir na forma de um software que detecta qual é o tipo de escrita que está em uso: se é humana ou se foi elaborada por uma IA.

Um professor de economia chamado Gary Smith alertou, por meio de um artigo no site Salon, sobre a ilusão da real inteligência do GPT-3 (Transformador Pré-Treinado Generativo 3), que é o nome técnico da versão atualizada do famoso ChatGPT.

Smith falou sobre as funções da ferramenta:

“O que ele faz é relativamente simples: o GPT-3 consegue se envolver em conversas notavelmente articuladas e escrever ensaios, histórias e até artigos de pesquisa convincentes”.

Contudo, também afirma que “ele [aplicativo] não tem ideia do que as palavras significam.”

De toda forma, podemos concluir que a grande questão em torno da IA ChatGPT é a trapaça das pessoas na hora de criar textos. Entretanto, com a nova ferramenta criada pela OpenAI, será possível reconhecer quando isso será feito.

você pode gostar também