Por que as batatas nunca devem ser guardadas na geladeira?
Esse hábito pode tornar suas refeições muito perigosas.
As batatas são tubérculos deliciosos e versáteis que podem ser usados em uma infinidade de pratos. Sejam elas fritas, assadas ou cozidas, continuam ricas em vitaminas e minerais, como vitamina C, potássio, magnésio, cobre, ferro e fibras, além de baixas em calorias e gorduras.
No entanto, é importante saber como armazenar as batatas, para que seja possível tirar o melhor proveito do seu sabor e de seus nutrientes. Inclusive, deve-se ter em mente que guardar batatas na geladeira não é nada recomendado.
O problema em armazenar batatas na geladeira
Armazenar batatas na geladeira pode trazer uma série de malefícios, pois o ambiente frio e úmido do eletrodoméstico pode acelerar o processo de deterioração e criar condições propícias para o desenvolvimento de fungos e bactérias. Isso acontece porque esses tubérculos apresentam altos níveis de solanina, um composto prejudicial à saúde quando consumido em doses maiores.
Além disso, o legume pode absorver odores de outros alimentos e até mesmo ficar mais duro, o que afeta diretamente seu sabor.
Onde armazená-las?
As batatas devem ser armazenadas em um local frio e escuro, como, por exemplo, um armário, um galpão ou uma despensa, para evitar que elas endureçam ou sejam danificadas pela luz. Ainda assim, é importante garantir que o local esteja sempre limpo, seco e bem ventilado. Em alguns casos, você também pode colocá-las em caixas ou sacos de papel para evitar que fiquem expostas ao calor ou à umidade.
No geral, caso estejam armazenadas em locais errados, especialistas recomendam descartá-las imediatamente. Afinal, não vale a pena correr o risco de desenvolver fungos ou bactérias nocivas.
Ainda assim, se for usá-las, inspecione-as com cuidado e descarte qualquer parte que esteja murcha, com manchas esverdeadas ou outros sinais de deterioração.
Por esse motivo, é importante conhecer bem onde cada alimento deve ser guardado, considerando suas especificidades. As carnes, por exemplo, diferente das batatas, devem ser armazenadas em ambientes com temperaturas mais baixas.