Prilex: Novo GOLPE clona cartões por aproximação; veja como se proteger
Cibercriminosos estão bloqueando o pagamento por aproximação para forçar os usuários dessa tecnologia a usarem o cartão físico e, assim, clonar seus dados.
O cartão contactless, mais conhecido como cartão por aproximação, se tornou vítima de um novo golpe capaz de cloná-lo. O cartão era, até então, garantido como seguro e sem riscos de clonagens.
Contudo, segundo um comunicado da Kaspersky, um novo tipo de golpe que está circulando desde 2014 e foi desenvolvido para clonar cartões que emitem pagamentos por aproximação.
O malware responsável pelo cibercrime se chama Prilex e é capaz de bloquear as transações via NFC nas maquininhas que estiverem infectadas com o vírus. A tecnologia que permite a troca de informações por comunicação sem fio não estava esperando por esse tipo de golpe, mas alerta os usuários que usam o cartão por aproximação a se protegerem e a estarem atentos ao usar seus cartões para efetuar transferências.
Como o golpe é aplicado e como você pode se proteger?
Segundo a matéria publicada pelo site Kaspersky, o objetivo dos cibercriminosos é forçar as vítimas a usarem o cartão físico, para que o malware consiga, assim, fazer uma cópia dos dados do cartão.
Embora não tenha sido criado neste ano, o golpe tem aumentado, e isso já é motivo suficiente para ficarmos em alerta.
Para aplicar o golpe, os integrantes do grupo criminoso se passam por funcionários da empresa de maquininhas. Disfarçados, eles pedem aos lojistas para realizarem uma rápida atualização nas maquininhas e, desse modo, instalam o malware.
Embora o golpe já esteja circulando desde 2014, ele foi atualizado e agora pode clonar informações dos cartões infinite, corporativo ou black.
Para se proteger, esteja sempre atento à mensagem negando seu cartão que sempre aparece em casos como esse. A mensagem aparece dessa forma:
“Erro de aproximação. Insira o cartão.”
Quando essa mensagem aparecer, você não pode continuar e deve optar por outra forma de pagamento, como dinheiro ou Pix.
Não confie em pessoas que aparecem se dizendo fazer parte da empresa de maquininhas, nessa situação, entre em contato com a empresa responsável. Se você for um comerciante, instale configurações de segurança no computador que usa para fazer a manutenção da sua máquina.
De qualquer modo, esteja sempre atento, para evitar grandes prejuízos!