Rosto de urso é visto em Marte e se torna viral, mas não é a primeira vez que isto acontece
As explorações por Marte sempre trazem vários tipos de informação e conteúdo. Saiba mais!
Recentemente, uma conta no Twitter divulgou uma foto retirada do planeta Marte. A imagem em si se parece muito com o rosto de um urso, e isto tem dado o que falar nas redes sociais. A câmera que tirou esta foto foi a Mars Reconnaissance Orbiter. Você acredita mesmo que isto seja possível?
O High Resolution Imaging Science Experiment foi explicando o que cada parte do rosto do urso seria realmente. Os olhos são as crateras, enquanto seu focinho é uma colina colapsada e o formato da cabeça é uma fratura circular.
Saiba mais informações sobre esta foto tirada do planeta Marte que deu o que falar.
Havia mesmo o rosto de um urso em Marte?
Antes de tudo, esperamos realmente que você não tenha acreditado que aquilo, de fato, tenha sid0 desenhado por um marciano ou qualquer outra coisa do tipo. Porém, o que deixou as pessoas chocadas foi a semelhança da geografia do planeta com o rosto de um urso real, como os que vemos por aqui. A câmera que fotografou a imagem foi criada em 2005.
Segundo o Experimento Científico de Imagens de Alta Resolução, o focinho do urso na foto poderia ser algo ligado a vulcões ou, talvez, à lama presente no planeta vermelho.
A conta do Twitter, @HiRISE, posta diversas fotos sobre Marte, inclusive esta imagem polêmica também pode ser encontrada no perfil oficial deles.
Confira abaixo:
HiPOD: A Bear on Mars?
This feature looks a bit like a bear’s face. What is it really?
More: https://t.co/MpLQBg38ur
NASA/JPL-Caltech/UArizona#Mars #science #NASA https://t.co/2WUNquTUZH pic.twitter.com/1k2ZnLcJ5o
— HiRISE: Beautiful Mars (NASA) (@HiRISE) January 25, 2023
Fenômeno não é inédito
Apesar do alvoroço criado e da repercussão que a imagem teve, esta não é a primeira vez que acontece algo desse tipo em Marte. O motivo para isso é uma fenômeno comum entre os seres humanos que se chama pareidolia. Ele ocorre devido à facilidade que temos em reconhecer formas familiares em outros contexto.s
O exemplo mais famoso disso relacionado a Marte ocorreu em 1976, quando também divulgada uma imagem que parecia ser do rosto do Viking Orbiter. Por conta da Mars Reconnaissance Orbiter, ainda será possível que tenhamos acesso a mais fotos interessantes como esta do urso.
E, provavelmente, esta ainda não será a última vez que veremos um “animal” em Marte.